Os mais de 300 idosos que participam do Programa Viva a Vida com Mais Saúde, desenvolvido pelos profissionais das Unidades de Saúde de Gramoré e Vista Verde receberam hoje a visita da secretária Ana Tania Lopes Sampaio. A secretária entregou as novas camisetas do programa e participou das atividades de confraternização dos grupos.

“Estou muito feliz em estar aqui com vocês e ver esse trabalho tão bonito desenvolvido pelos nossos profissionais da saúde com a terceira idade. Quero que vocês saibam que a prefeita e eu vamos dar prioridade aos idosos nessa administração”, disse Ana Tania.

Os grupos são formados por idosos, hipertensos e diabéticos, atendidos nas unidades da rede básica de saúde. “No Programa Viva a Vida com Mais Saúde nós desenvolvemos atividades de entretenimento, lazer e saúde com os idosos. Fazemos caminhadas, aulas de ginástica, ações recreativas, passeios e trabalhamos na prevenção de doenças”, explica a professora de Educação Física, Luciana Fernandes, do Distrito Norte I.

O trabalho vem dando resultado. A aposentada Maria Bernadete da Costa, 71 anos, participa do projeto e conta como essa interação com o grupo mudou sua vida. “Hoje eu sou muito mais feliz e disposta. Ocupo meu dia com atividades que me dão prazer, como grupo de dança, ginástica, fisioterapia e pintura”.

O trabalho depende principalmente do empenho e dedicação dos profissionais de saúde.

O cirurgião dentista Abimael Freire é um exemplo. Ele coordena o grupo de caminhadas de Vista Verde. “ É um trabalho que fazemos com muito amor e o resultado é excelente. Verificamos que há uma diminuição da medicação dos pacientes e eles melhoram a locomoção e ganham mais qualidade de vida”, atesta.

A observação é confirmada pela coordenadora do grupo de Gramoré, Milta Marinho. Entusiasta do trabalho ela garante que as atividades dos grupos melhoram a qualidade de vida dos idosos, pois são um estímulo para que eles saiam de casa, se socializem e participem de ações voltadas para a saúde.