Agilizar o processo de criação, envio e recebimento de documentos oficiais internamente e/ou entre secretarias. Esse é o principal objetivo do Sistema de Documento Eletrônico que a Prefeitura do Natal pretende implantar em todas as suas secretarias até o fim do ano. A proposta foi apresentada na manhã desta sexta-feira, 11, aos técnicos de informática de cada secretaria do município no auditório da Secretaria Municipal de Relações Institucionais e Governança Solidária (Serig).

O projeto piloto da Secretaria Municipal de Planejamento, Fazenda e Tecnologia da Informação (Sempla), que já treinou os seus servidores, foi apresentado pelo secretário adjunto da Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação, Jorge Davim. Segundo ele, na segunda-feira, 14, será agendada uma reunião entre os técnicos da Sempla e do Gabinete Civil para estabelecer um cronograma de trabalho visando treinar os servidores na sua própria secretaria.

Jorge Davim ressaltou que a implantação desse sistema não gerará custos para o município visto que é um programa desenvolvido pela própria Secretaria Adjunta de TI, incluindo-se todo o ferrametal de desenvolvimento e banco de dados, uma vez que os mesmos são todos softwares livres. Um outro projeto que está em andamento para a melhoria da rede interna é o da Rede GigaNatal que é um convênio com o Ministério da Ciência e Tecnologia. Pelo convênio, será cedido à Prefeitura do Natal fibras óticas para interconexão com as secretarias do município. Dessa forma, minimizará os gargalos de comunicação existentes e o Município terá economia de recursos com a adesão a este convênio.

Além de melhorar a comunicação interna entre os diversos departamentos das secretarias e entre secretarias, o Sistema de Documento Eletrônico também serve para impedir extravios ou sinistros; garantir a segurança dos usuários no sistema; evitar acessos indevidos; e economizar recursos (papel, impressora, tonner, etc). A iniciativa se destina a chefes, secretários, adjuntos, diretores de departamentos e a servidores que os seus respectivos chefes acharem convenientes a participarem.

O acesso ao referido sistema é exclusivo para funcionários da Prefeitura do Natal por meio de conta de e-mail. Serão controlados o memorando comum e o memorando circular; o ofício comum e o ofício circular; ou ainda qualquer outro documento que possa existir no mesmo padrão. O documento em questão é cadastrado por meio da Intranet e o acesso é feito por meio de login e senha.

A expectativa é de que a Prefeitura do Natal consiga ter todo o seu processo de informática dentro do Sistema de Documento Eletrônico para que as pessoas possam ter acesso às informações que hoje não se tem e de forma mais rápida, acrescenta o secretario adjunto, Jorge Davim. “Essa é uma das pautas da Agenda Verde e a sua implantação deverá ser acionada pela prefeita Micarla de Sousa assim que concluirmos a etapa de treinamento dos funcionários. Esse sistema desenvolvido pela equipe interna é muito bom. Para tanto, temos suporte técnico indeterminado da prefeitura”, concluiu o secretário.