O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Natal iniciou na tarde da quinta – feira 10, o Projeto Samuzinho, em sua sede. A abertura da implantação contou com a participação da secretária municipal de saúde, Maria do Perpétuo do Socorro Nogueira, dos coordenadores do SAMU, geral, Edilson Pinto; de regulação médica, Ivan José Araújo; do Núcleo de Educação Permanente – NEP, Renata Lima, entre outros profissonais.
O Samuzinho tem como objetivo desenvolver atividades teóricas e práticas no intuito de levar conhecimento a crianças e jovens das escolas municipais. Serão informações básicas sobre prevenção e promoção à saúde, noções de primeiros socorros e como utilizar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu 192 de maneira correta.
O Projeto Samuzinho surgiu com o intuito de conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância do serviço de urgência, por meio do conhecimento sobre o trabalho realizado pelos profissionais do Samu ensinando noções de primeiros socorros, desenvolvendo atividades lúdicas e orientações acerca dos trotes, entre outros temas.
A secretária municipal de saúde de Natal, Maria do Perpétuo do Socorro abriu a solenidade da aula inaugural, agradecendo a parceria com a Secretaria Municipal de Educação e deu boas vindas aos alunos da E M - Antonio Severiano, primeira escola contemplada com o projeto.
“A intenção é prevenir e orientar o nosso cidadão que é o nosso futuro. A finalidade não é que as crianças e adolescentes atendam urgência, mas que saibam os sinais de alerta para ajudar quando estiveram sozinhos em casa, com sua família”, destaca Perpétuo.
E acrescentou, “ficou constatado que 30% dos trotes são provenientes de crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos e queremos que essa realidade mude para melhor”, disse ela.
O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação inserido no projeto “Pelotão da Cidadania Escolar e Protagonismo Juvenil” que trabalha ações de saúde, educação, protagonismo juvenil e cidadania em 12 escolas da rede municipal de ensino. Serão inseridos 30 alunos previamente escolhidos pelas escolas, na faixa etária de 10 a 14 anos.
As aulas do Projeto Samuzinho acontecem no NEP do SAMU Natal, que fica na Avenida Nascimento de Castro, 300, Dix Sept Rosado. A atividade prática contará com reanimação cardiopulmonar em bonecos, desobstrução de vias aéreas com demonstração de pessoa com pessoa, visita às ambulâncias, entre outras.