A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) firmou parceria com o Centro Educacional Dom Bosco para a realização das atividades socioeducativas direcionadas aos adolescentes atendidos pelo Programa de Execução das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (PEMSEMA). 

O PEMSEMA, programa desenvolvido pela Semtas, tem como objetivo apoiar, orientar e acompanhar os adolescentes que estejam em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto (Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade). A meta é reverter o envolvimento do adolescente em atos infracionais e fortalecer vínculos familiares e comunitários. Agora, com o apoio do Dom Bosco, instituição sem fins lucrativos que atua no desenvolvimento de atividades educativas e profissionalizantes com crianças e adolescentes carentes, o PEMSEMA passará a dispor de um espaço físico adequado para a realização das atividades previstas como artes plásticas, dança e esportes, entre outras. 

“Essa parceria engrandece o Programa e beneficia os jovens. O novo espaço físico será fundamental para que os nossos profissionais possam desenvolver as atividades socioeducativas de maneira adequada”, afirma a coordenadora do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), Verônica Dantas.

Na manhã dessa segunda-feira (13), houve uma capacitação com coordenadores do PEMSEMA, promovida pelo Juiz da Vara da Infância, Dr. José Dantas, em alusão aos 19 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. O treinamento orientou sobre toda a tramitação processual do Programa, desde o cometimento de ato infracional até a aplicação de medidas socioeducativas. O evento foi realizado no auditório do Fórum Miguel Seabra Fagundes, em Lagoa Nova, e reuniu equipe técnica, psicólogos e assistentes sociais do Dom Bosco e da Semtas. 

 “Foi um momento muito rico e esclarecedor. Recebemos informações de toda tramitação processual, o que será muito importante para nós, que lidamos direta ou indiretamente com adolescentes que cometem atos infracionais”, esclarece a coordenadora do DPSE, que na ocasião representou a Semtas. Além dela, a coordenadora do PEMSEMA, Rosângela Costa, e o diretor do Centro Educacional Dom Bosco, Diego Vanzetta, também participaram da capacitação.

Nesta terça-feira (14) o evento começou às 8h30 com apresentação do PEMSEMA, para os profissionais que irão lidar diretamente com os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, e demais programas socioassistenciais oferecidos pela Semtas.