A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) divulgou neste mês de abril o nome da empresa ganhadora da licitação dos projetos para a construção da estação de transbordo e recuperação da área degradada onde funcionou por vários anos o lixão de cidade nova.
Os dois projetos estão sendo desenvolvidos pela Prefeitura de Natal e demanda recursos da ordem de R$ 1,8 milhão que são investidos em parceria com Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades. A empresa Veritas Serviços de Meio Ambiente LTDA foi a ganhadora do processo licitatório.
O Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD) prevê a elaboração de estudo de concepção para Estação de Transbordo de Cidade Nova. Será feito um diagnóstico das condições atuais do local que abriga uma estrutura provisória e apresentadas propostas para recuperação da área onde funcionou o antigo Lixão, além da ampliação e adequação das estruturas já existentes e construção de novas unidades que possibilite uma melhor gestão dos resíduos sólidos da cidade.
O outro projeto contempla a construção da estação de transbordo de resíduos sólidos urbanos de Cidade Nova. A proposta de construção dessa estação trará melhorias locais, dando agilidade na logística de recepção de transporte e destinação final, permitindo ainda a redução de custos. No local deverão funcionar todos os elementos necessários para operação do sistema como: balança eletrônica, prédio administrativo, pátio de manobras, sistema de controle de entrada de veículos e estudo de tráfego entre a Estação de Transbordo e o Aterro Sanitário Metropolitano.
O processo licitatório será analisado pela Controladoria do Município e depois de aprovado retorna para a Urbana para que seja dada a ordem de serviço.
“Esses projetos significam um marco na gestão dos resíduos sólidos de nossa cidade. O trabalho será otimizado e a mão de obra dos catadores das cooperativas melhor aproveitada. No local funcionarão usinas de triagem, instalações para aproveitamento de resíduos da construção, entulho e poda” afirmou João Bastos, Diretor Presidente da Urbana.