A Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, vem implementando diversas políticas públicas com o objetivo de garantir os direitos e a promoção do desenvolvimento humano. “A Tipificação Nacional dos Serviços Socioassitenciais, que faz parte da política de assistência social, instituiu uma nova frente de atuação que é o Serviço de Convivência de Fortalecimento de Vínculos (SCFV)”, afirma Verônica Dantas, secretária adjunta da assistência social – Semtas.
O serviço tem como público alvo as crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 15 anos incompletos e o propósito de suas ações é tanto retirá-los das situações de vulnerabilidade e risco social quanto realizar acompanhamento familiar através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
“A organização do serviço é para ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária”. afirma a secretária. Em Natal, o serviço já conta com oito núcleos que beneficiam 2.126 crianças e adolescentes.
O SCFV possui caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, com vistas ao alcance de alternativas para o enfrentamento da vulnerabilidade e risco social.
Núcleos com inscrições abertas
Os Núcleos da Cidade da Esperança, Cidade Nova, Transpetro e Casa da Juventude estão com inscrições abertas. Para fazer parte, é preciso ser beneficiário do Programa Bolsa Família e se dirigir até o núcleo desejado.
“É necessário apresentar a carteira do Bolsa Família, a identidade e o CPF do responsável, declaração da escola, foto 3x4 e comprovante de residência”, afirma Solange Pereira, diretora do Departamento de Proteção Social Básica – DPSB.