O São João já passou, mas as crianças do Programa Cozinha Solidária ainda aproveitam o clima de festividades juninas para se confraternizarem, ao lado da família e dos agentes comunitários, ao som dos ritmos juninos.

Na quarta-feira, 15/7, as festividades tomam conta da comunidade do Mosquito; na quinta-feira,16/7, é a vez de Felipe Camarão; e sexta-feira, 17/7, do Guarapes. Todas com início às 14h30. As crianças e familiares podem esperar muita alegria, comida típica, brincadeiras escolha do Rei e Rainha do Milho e distribuição de lancheirinhas para os pequenos.

A coordenadora da Cozinha Solidária, Janaína Reis, acredita que as festas juninas propiciam uma boa oportunidade de diversão para as crianças atendidas pelo programa, além de colocá-las em contato com uma data festiva tipicamente nordestina. “Através dessas comemorações também promovemos a confraternização entre as famílias das comunidades”, ressalta a coordenadora.

O Programa Cozinha Solidária é desenvolvido pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social. Atende crianças de 6 meses a 6 anos e meio de idade em situação de desnutrição. Através de levantamento realizado anualmente em comunidades onde há casos de desnutrição, agentes sociais da SEMTAS chegam até as crianças que sofrem com o problema e realizam acompanhamento com o auxílio de nutricionistas e assistentes sociais. As crianças beneficiadas recebem 6 refeições diárias elaboradas sob medida, enquanto as mães participam de cursos de educação nutricional.