O Telecentro Comunitário, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), participou do Encontro Presencial dos Bolsistas com o Pólo Nordeste - Rio Grande do Norte e Ceará, do Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades - Telecentros.BR. O evento terminou nesta quarta-feira (29), no Hotel Porto Suíte, Praia do Meio.
Trata-se de uma formação de gestor de Telecentro, que incluiu várias dinâmicas de orientação. Houve também a divulgação do site EAD Telecentros.BR, que será o espaço virtual para os treinamentos na modalidade à distância. Foram capacitados 6 monitores bolsistas do CNPq que atuam nos Telecentros e outros 23 profissionais das lan houses públicas municipais, incluindo monitores com bolsas da Semtas e seus coordenadores.
“Formar a equipe dos Telecentros é de grande importância. Assim, os profissionais estarão cada vez mais preparados para desenvolver as tecnologias de informação junto a comunidade, promover o desenvolvimento digital, facilitar o uso das novas tecnologias, o acesso, às redes sociais, aos cursos, dentre outros”, explica Jaqueline Ramalho Maia, coordenadora geral dos Telecentros.
No mesmo evento, também houve uma reunião com os coordenadores de formação e a equipe da Semtas, em que se discutiu sobre os novos encontros e os conteúdos dos programas do curso gestor de Telecentro.
“Outra notícia relevante é que o Serviço Federal de Processamento de Dados - SERPRO disponibilizou cursos da Universidade Corporativa do Serpro para serem utilizados em telecentros de todo o país. Então, equipe dos Telecentros e comunidade em geral podem fazer cursos on-line em nossas lan houses”, afirma a coordenadora.
O Telecentros.BR é uma ação do Governo Federal de apoio à implantação de novos espaços públicos e comunitários de inclusão digital e o fortalecimento dos que já estão em funcionamento em todo o território.
Centenas de natalenses se beneficiam com os Telecentros, conhecidos também por lan houses gratuitas. “Já incluímos mais de 5 mil pessoas no mundo digital. Contabilizamos também mais de 260 acessos diários nos nossos computadores. Ficamos satisfeitos em saber que essa é mais uma conquista da Semtas em prol dos cidadãos que mais precisam”, afirma Jaqueline Ramalho Maia, coordenadora geral dos Telecentros de Natal.