A cidade do sol continua cativando turistas nacionais e estrangeiros que a visitam. Prova disso é a recente pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio), por meio do seu Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC). Entre os dias 19 e 27 de janeiro passado, foram ouvidos 350 turistas que visitavam a cidade naquele período. A pesquisa teve como objetivo dar suporte à tomada de decisões e delineamento de ações voltadas ao fortalecimento da atividade turística na capital e no Estado.
Entre as principais constatações, está o fato de que a maioria dos nossos visitantes é de homens (58%), paulistas (27,1%) e com escolaridade de nível superior (52,9%). Dois outros pontos podem ser considerados bastante positivos – sobretudo em contraponto aos riscos do chamado “turismo sexual”. De acordo com a pesquisa, 70% dos turistas que vêm a Natal são casados e 81,3% viajaram com suas famílias.
O tempo de permanência dos turistas na cidade – que historicamente era de sete dias – ficou um pouco acima desta média na pesquisa do IPDC/Fecomércio, batendo em nove dias. Quando questionados sobre o que mais lhes atraiu para Natal, 94% dos entrevistados citaram os atrativos naturais, sobretudo as praias.
Os preços na cidade foram avaliados como normais pela maioria dos entrevistados (57,5%). Entretanto um percentual significativo (37,9%) considerou o nível dos preços elevado. A maioria (82,2%) dos entrevistados projeta retornar a Natal. Outro dado positivo é que quase todos os nossos visitantes (98%) recomendariam a cidade a outras pessoas.
A condição/qualidade ambiental de Natal (preservação do meio ambiente) foi o elemento mais bem avaliado no quesito infraestrutura e serviços com aprovação de 88,9%. Já a limpeza pública foi o item que obteve o menor índice de aprovação plena, com 51,4%.
Na avaliação do secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Murilo Barros, a pesquisa foi positiva para a cidade. Segundo ele, os dados revelam que Natal não é mais foco de turismo sexual. Os principais atrativos continuam sendo praia e sol. Ainda conforme Murilo Barros, o poder aquisitivo dos turistas subiu e o tempo de permanência que era historicamente de sete dias passou para nove. “Isso demonstra que os serviços oferecidos pela cidade melhoraram. Em relação à limpeza urbana, avançamos bastante em fevereiro. Basta percorrer a orla de Natal para verificar. As mudanças são visíveis”, comemora.
O gestor também destaca também o tempo de decisão do turista no planejamento da viagem para visitar Natal. De acordo com a pesquisa, 23,9% decidiram três meses antes da viagem, enquanto 21% tomaram esta decisão com seis meses de antecedência. A maioria chegou à cidade em vôo regular (64,9%). Dos pesquisados, 65,9% tiveram suas viagens organizadas por agências de turismo.
Cerca de 60% dos turistas entrevistados são oriundos do Sudeste brasileiro. Os principais polos emissores continuam sendo São Paulo (27,1%), Minas Gerais (21,9%), Rio de Janeiro (11,8%), Distrito Federal (8,2%) e Goiás (4,2%). Entre os estrangeiros, a maioria veio da Argentina, da Itália e de Portugal.
No entendimento do secretário, essa realidade é resultado de um trabalho permanente de divulgação da cidade nesses estados, por meio de feiras, eventos, roadshows, fan tours e material publicitário. Ele projeta trabalhar outros polos emissores como Manaus, por exemplo, mas há necessidade da colaboração das empresas aéreas no sentido de ofertar uma malha aérea mais sólida. “Pretendemos focar no turismo nacional”, disse Murilo Barros.
Renda e gastos
A pesquisa apontou ainda que aproximadamente 30% dos entrevistados, declararam ter renda situada entre R$ 3.001,00 e R$ 6.000,00. Em meio aos visitantes estrangeiros entrevistados, que foram 12,1% do total, a maioria chegou ao Brasil diretamente por Natal (54,8%), tendo como principais polos emissores Argentina, Itália e Portugal.
Com relação ao gasto total no estado, incluindo hospedagem, alimentação e compras, verificou-se que, os turistas, de uma maneira geral, gastaram em média R$ 5.960,10 para um grupo médio de três pessoas que ficaram nove dias no estado. Com isso, o gasto médio diário por turista ficou em R$ 220,74. Os gastos médios diários dos turistas estrangeiros, incluindo-se aí todas as suas despesas na cidade, foram pouco superiores aos dos brasileiros.
Os turistas internacionais gastaram no total, em média, R$ 6.395,00, porém o tempo médio de permanência foi maior (15 dias) e os gastos foram divididos para duas pessoas, o que redunda em uma média diária de R$ 213,17 por turista. Já os visitantes nacionais gastaram em média R$ 5.865,00, com tempo de permanência médio de oito dias e grupos de três pessoas, o que levou a média de gasto diário por turista para R$ 244,37.
Analisando os gastos por segmento, pode-se constatar que tivemos um total médio de R$ 2.964,97 com hospedagem; R$ 1.135,02 com alimentação; R$ 418,71 com transporte no local; R$ 697,74 com diversão; e R$ 567,31 com compras.
Os maiores índices de aprovação plena (excelente+bom) dos equipamentos e serviços turísticos da cidade foram: hospitalidade/povo, com 93,2%, bares e restaurantes com 92,2%, empresas/serviços de turismo receptivo, com 90,5%, serviços da rede hoteleira com 90%, meios de hospedagem com 89,9%, passeios e comércio/compras, ambos com 87,9%.
Ações
Para garantir o retorno dos turistas e a divulgação espontânea da cidade, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), está realizando diversas ações na cidade, como a recuperação e a iluminação do calçadão da praia de Ponta Negra e obras de acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência. A oferta de transporte público com qualidade, incluindo uma linha de ônibus com ar refrigerado na Via Costeira, está na agenda da secretaria.
Outros projetos que vão merecer atenção especial da pasta são o Turista Legal, no qual o visitante trocaria nota fiscal por cupons para concorrer a um fim de semana com acompanhante em Natal; o Alô Turista (unidade móvel) e a colocação de um box de informações permanente no Aeroporto Internacional Augusto Severo e na rodoviária da Cidade da Esperança, em parceria com a Secretaria de Turismo do RN (Setur).
Além disso, a Seturde vai intensificar a divulgação do destino Natal em feiras e eventos nacionais e reestruturar os equipamentos turísticos públicos, como também incrementar o turismo cultural com a elaboração de um calendário de eventos, promover eventos regionais da importância do São João, e produzir folheteria especial para divulgar os artistas locais.