No primeiro dia de palestras da XIII Jornada de Educação das Unidades de Ensino da Rede Municipal do Natal (JENAT), a parte da manhã foi dedicada aos professores que atuam nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). A palestra “Um olhar para os processos de alfabetização em prol da formação de cidadãos-leitores na sociedade atual” foi ministrada pela professora mestra da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) Ana Gabriela de Souza Seal. A palestrante é doutoranda em Educação na Universidade Federal de Pernambuco.

Durante a conversa com os professores da rede municipal, Ana Gabriela destacou a necessidade de uma abordagem lúdica dos conteúdos utilizados no processo ensino-aprendizagem, principalmente focando na realidade das crianças, que desde cedo despertam interesse pela informação.

A professora Ana Gabriela Seal lembrou que os professores devem usar todo material didático disponível para ser utilizado no processo ensino-aprendizagem, destacando que anualmente o Ministério da Educação e Cultura (MEC) faz uma vasta distribuição de conteúdo na rede pública de todo o Brasil.

Micarla Cruz é coordenadora pedagógica do CMEI Rosalba Dias de Barros, no Santarém, Zona Norte de Natal. Ela participou como ouvinte da palestra e disse que esse tipo de evento, como a JENAT, é muito importante para o professor e para a equipe pedagógica de toda unidade. “Aqui aprendemos a lidar com os professores, alunos e todas as necessidades das pessoas que formam nossa comunidade escolar”, elogiando o desempenho da palestrante.

Para a presidente da XIII JENAT, a professora Merise Maciel, o primeiro momento da Jornada já apresentou um resultado bastante positivo do trabalho que foi pensado e coordenado pela comissão organizadora da Jornada. “O encontro com os professores da Educação Infantil foi muito proveitoso. A participação foi bastante positiva”.

A XIII JENAT acontece até amanhã (24) no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE). O evento reúne cerca de 4.500 professores em três turnos nesta quinta-feira, com palestras e discussões em cada momento.