“Sou Cidadão: respeito à diversidade, leio o presente e ressignifico o futuro”. Com esse tema foi aberta na noite desta quarta-feira (22) a XIII Jornada de Educação das Unidades de Ensino da Rede Municipal do Natal (JENAT). O evento reuniu professores no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure) e acontece até a próxima sexta-feira (24).

Durante a solenidade o secretário municipal de Educação, José Walter da Fonseca falou também em nome do prefeito em exercício Edivan Martins e afirmou do compromisso da Prefeitura Municipal do Natal com a educação. Destacou o interesse e a abertura do executivo para conversar e dialogar com o sindicato que representa a categoria dos professores em todos os momentos. “Educação é a ação mais importante de uma nação”, disse Walter Fonseca.

Ainda durante o discurso, o titular da pasta destacou que a Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME) está trabalhando na formatação do processo de eleição direta para gestor dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), priorizando a escolha democrática pela comunidade escolar. Na mesa de autoridades a presidente do Sindicato dos Professores em Educação Pública do RN (Sinte-RN), Fátima Cardoso, destacou o exemplo de compromisso dos professores presentes na abertura da JENAT.

A palestra de abertura foi proferida pelo professor doutor Antônio Lisboa Leitão, da Universidade Federal de Campina Grande e da pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O tema da palestra foi “Educação para Cidadania: lendo o presente, escrevendo o futuro”. O professor destacou o compromisso do professor como cidadão na preparação de outros cidadãos. Falou da importância de se priorizar melhores condições de vida (educação, cultura, saúde) em um processo de constante crescimento, mesmo diante das adversidades.

Professor de História na Escola Municipal Luiz Maranhão, Antônio Medeiros disse que “a JENAT é um passo importante que possibilita um encontro entre colegas de profissão para juntos pensarmos no cotidiano do nosso trabalho em sala de aula e na formação de crianças e adolescentes”.

A XIII JENAT é promovida pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) vai mobilizar durante os três dias aproximadamente 4.500 professores da rede municipal. O evento congrega pesquisadores e profissionais da educação que se propõem a discutir acerca de questões que perpassam as atividades de ensino-aprendizagem, estabelecendo relações entre a educação formal e as questões sociais que permeiam a sociedade contemporânea.