O folião que optou por brincar o Carnaval 2012 em Natal vai poder contar com diversas ações e serviços do poder municipal para salvaguardar sua integridade física e garantir boa assistência de saúde. No período da festa carnavalesca, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU Natal), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estará a postos em pontos estratégicos da capital, com suas viaturas (ambulâncias). No Distrito Sanitário Norte, na Avenida João Medeiros Filho, o SAMU conta com três ambulâncias de Suporte Básico, uma ambulância de Suporte Avançado de Vida (UTI), e uma dupla de motolâncias.

No Distrito Sanitário Sul, em Ponta Negra, nas proximidades da Rota do Sol, o SAMU estará com uma ambulância de Suporte Básico e uma dupla de motolâncias. Já no Distrito Sanitário Leste, o órgão disponibilizará na Praia do Meio, nas proximidades do Hospital Universitário Onofre Lopes, duas ambulâncias de Suporte Básico, e na área pertencente ao Distrito Sanitário Oeste, na Cidade da Esperança, haverá duas ambulâncias de Suporte Básico. Além disso, a sede do SAMU, em Dix-Sept Rosado, contará com duas ambulâncias de Suporte Avançado de Vida (UTI) e uma ambulância de Suporte Básico de Vida.

A ambulância de Suporte Básico tem na composição de sua equipe, um técnico de enfermagem e um condutor socorrista. O Suporte Básico realiza avaliação primária do paciente, verifica os sinais vitais, conhece o histórico da situação, encaminha as informações colhidas para a Central de Regulação, onde o médico avalia e informa o procedimento a ser seguido e o destino dado à vítima.

Por sua vez, a ambulância de Suporte Avançado (UTI), tem na equipe, um médico, um enfermeiro e um condutor socorrista, sendo utilizada para ocorrências graves que precisam de intervenção imediata, com administração de medicamentos, procedimentos cirúrgicos, intubações, entre outros procedimentos.

As motolâncias, pilotadas por um técnico de enfermagem, têm a possibilidade de chegar mais rápido aos atendimentos de urgência em áreas onde o trânsito é mais intenso ou em locais de difícil acesso onde as ambulâncias, muitas vezes, não conseguem chegar com facilidade. Elas antecedem, quando necessário, a chegada da ambulância de Suporte Avançado para adiantar o atendimento e estabilizar a vítima.

Esses veículos, que sempre estão em dupla, são úteis principalmente nos casos de doenças cardiovasculares, como infartos, anginas, ataques cardíacos e derrames cerebrais. As motolâncias são equipadas com DEA (Desfibrilador Externo Automático), utilizados para vítimas de parada cardíaca, além de medicamentos e material para suporte básico de vida.

A coordenação do SAMU orienta o folião que, para ter um Carnaval tranquilo, não misture bebida e direção. Se deparar com algum acidente, não pare para olhar, uma vez que não seja para ajudar; respeite as leis de trânsito e não brinque passando trote para o SAMU, para não prejudicar o serviço. Em caso de urgência, o cidadão deve ligar 192.

Vigilância Sanitária
Com a chegada do Carnaval, as pessoas que brincam a festa costumam recorrer a produtos alimentares no comércio. Para garantir a saúde dos foliões, a Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde alerta à população para os cuidados com a alimentação que irá consumir durante o período carnavalesco.
A Vigilância Sanitária recomenda que para obter alimentos seguros é preciso tomar alguns cuidados ao adquirir os produtos, verificando as características organolépticas (cheiro, cor e textura). É necessário ainda observar o prazo de validade e o correto acondicionamento dos alimentos e medicamentos.
“Tradicionalmente durante esse período as pessoas costumam consumir alimentos de forma improvisada. Prática que pode causar intoxicação alimentar com diarréias, já que muitos desses alimentos estão mal acondicionados e em temperaturas inadequadas. A Vigilância Sanitária esclarece à população que para se prevenir contra essas ocorrências, a Visa disponibiliza o disque denúncia, 0800 281 4031”, informou o chefe do Núcleo de Informação e Educação em Saúde da Visa, Carlos Magno Oliveira.
E acrescentou: “É importante também verificar o uniforme completo dos manipuladores de alimentos, situação do local, higienização, acondicionamento adequado dos produtos, origem e qualidade dos alimentos oferecidos”, alertou Carlos Magno.
Prevenção
Para prevenir e assegurar a saúde dos foliões neste Carnaval, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa Municipal DST/AIDS, iniciou ontem (16), uma campanha de Carnaval, que este ano tem como tema “Na empolgação rola de tudo. Só não rola sem camisinha. Tenha sempre a sua”.
As unidades de saúde estão sendo abastecidas com 193 mil preservativos. Além de instituições parceiras que estão recebendo preservativos, camisetas, fôlderes, cartazes, porta-camisinhas, bandanas e preservativos com o slogan da campanha.
O coordenador do Programa Municipal de DST/AIDS, Wilson Dantas, lembrou a importância da campanha em eventos como o Carnaval, que chama atenção para a saúde, estimulando a prevenção e o uso do preservativo neste período.
“Com o Carnaval os foliões ficam mais vulneráveis à infecção pelo HIV. Folião prevenido se protege da AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis usando preservativo”, disse Wilson Dantas.
Ele informou que no Brasil houve uma queda no percentual de casos de Aids na população heterossexual, de 15 a 24 anos, enquanto que entre gays, nessa mesma faixa etária, houve aumento.
Afirmou, ainda, que a faixa etária mais acometida é a de 25 a 49 anos, com 57% do total de casos. “Na faixa etária de 15 a 24 anos, os heterossexuais ainda são os que mais apresentam a doença, por isso a importância da campanha de prevenção focar as duas populações (gays, jovens e populações heterossexuais)”, completou.
A SMS contará este ano com dois pontos de prevenção (PIT STOP da Prevenção), sendo um na Praça do Cruzeiro, na Praia da Redinha, e outro na Praça Augusto Severo, na Ribeira, com distribuição de materiais educativos e preservativos, afora uma vasta campanha de publicidade com carro de som e faixas educativas em toda a cidade, durante o período carnavalesco.
DICAS DE SAÚDE, POR UM CARNAVAL CONSCIENTE
• Caso você tenha algum sinal ou sintoma de doença sexualmente transmissível, procure os serviços da Rede Básica de Saúde;
• Evite situações de risco, como abusar de drogas e bebidas alcoólicas;
• Prefira as camisinhas lubrificadas, que estejam dentro do prazo de validade e que apresentem a marca do Inmetro;
• Não reutilize as camisinhas. Elas são descartáveis;
• Procure a Rede Básica de Saúde caso deseje fazer o exame de HIV e também de outras DSTs;
• Use sempre camisinha, em todas as relações sexuais.
Trânsito
Garantir a segurança do folião na via pública e reduzir o número de acidentes de trânsito na cidade durante o Reinado de Momo. Estes são dois dos principais objetivos da “Operação Carnaval” que a Prefeitura do Natal, por meio da Secretara Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), promoverá a partir desta sexta-feira (17).
De acordo com o secretário da Semob, Márcio Sá, o órgão se fará presente nos polos multiculturais da cidade (Redinha, Ribeira, Rocas Alecrim, Ponta Negra e Centro Histórico) para disciplinar o trânsito e executar as intervenções viárias necessárias para que o folião brinque o Carnaval em paz e curta a programação especial preparada pelo executivo municipal.
A Semob levará para as avenidas e concentrações carnavalescas um efetivo de 80 homens por dia, divididos entre agentes de trânsito e fiscais de transporte, além de 15 viaturas e 13 batedores, que serão distribuídos nos seguintes locais:
Redinha (Imediações da Praça do Cruzeiro e Largo do Buiú);
Ribeira (Avenida Duque de Caxias – Desfile das Escolas de Samba e Tribos de Índios);
Rocas (Largo da rua Pereira Simões);
Alecrim (com intervenção das avenidas 4 e 7);
Ponta Negra (Ponto Sete);
Centro Histórico (Desfile das Kengas nas ruas Ulisses Caldas e Vigário Bartolomeu, além da saída de blocos pelas ruas da Cidade Alta e o Baile à Fantasia, no Palácio da Cultura).
O sistema de transporte também será reforçado com ônibus, opcionais e táxis operando para garantir o acesso dos foliões aos eventos e o retorno para casa. Quem preferir pode pegar uma carona amiga. Mas, se for beber, não deve dirigir.
É que a operação, prevista para ser concluída na Quarta-feira de Cinzas, dia 22, vai promover ainda uma ação mais ostensiva nas vias dos municípios, com a parceria do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual e a Polícia Rodoviária Federal, no combate à mistura perigosa álcool e direção, além das condições de trafegabilidade dos veículos, documentação e o transporte irregular de passageiros. Mais informações pelos telefones (84) 8701 3976 e 8829 1090.
Intervenções viárias
O motorista deve ficar atento as intervenções nas vias públicas que a que a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, irá promover no feriadão de Carnaval para os desfiles das escolas de samba, tribos de índios e blocos.
O Diretor do Departamento de Fiscalização de Trânsito da Semob, estará presente nas concentrações carnavalescas disciplinando o trânsito e orientando o folião sobre as áreas que serão fechadas ao tráfego de veículos assim como as opções de desvios. Entre as vias que serão interditadas estão:ade:

Redinha (de 18 a 21/02, sempre às 12h)
Av. João Medeiros com a Litorânea (Sentido Pé do Gavião)
Rua Francisco Ivo
Rua do Cruzeiro
Largo do Buiú

Ribeira (de 18 à 21/02, sempre a partir das 17h)
Av. Duque de Caxias ( Entre a rua Hildebrand de Góis e a Praça Augusto Severo)
Av. Tavares de Lira ( Entre a Av. Rio Branco e a Rua Frei Miguelinho)

Rocas (de 18 À 21/02, sempre a partir das 12h)
Rua Pereira Simões

Alecrim (de 18 à 21/02, sempre a partir das 17h)
Avenidas 4 e 6

Ponta Negra (de 18/02, a partir das 16h)
Vila de Ponta Negra (Bar do Caranguejo, na Rua Erivan França)
Rua Francisco Maciel Costa
Av. Praia de Ponta Negra

Ponto 7 ( de 18 à 21/02, sempre a partir das 19h)
Vias marginais a Avenida Engenheiro Roberto Freire

Centro (dia 19, a partir das 12h)
Bloco das Kengas
Rua Ulisses Caldas

Urbana no Carnaval
A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) vai intensificar a limpeza nos cinco polos do Carnaval 2012 antes e depois do evento. Ao todo serão 210 homens envolvidos na operação. Destes, 120 estarão espalhados em todos os locais onde ocorrerão as festas. Mais 30 homens reforçarão a limpeza no polo Ponta Negra, 20 atuarão na Redinha e 40 garis ajudarão na limpeza da área que vai da Praia do Meio até o Forte dos Reis Magos.
Além dos garis, a ação é reforçada pelo trabalho de 13 encarregados e o uso de quatro coletores, 24 papa-lixos, duas caçambas e dois carros-pipa que irão servir para a lavagem dos calçadões de Ponta Negra, Praia do Meio e áreas da Redinha.
A coleta será realizada durante todo o período de Carnaval, com exceção do domingo e da terça-feira. Por isso, a Urbana pede a colaboração da população para que evite colocar o lixo para fora de casa nestes dois dias.

Bloco do Gari
O Bloco do Gari cumprirá a tradição de reacender a folia na Quarta-feira de Cinzas e desfilará pelo nono ano. Criado em 2002, o bloco sai pelas ruas e becos da Redinha com a ideia de dar aos garis que trabalham na varrição durante o Carnaval a oportunidade de ter também um momento de folia. Este ano a saída do bloco está marcada para as 8h30 da manhã com concentração no posto de combustível localizado na entrada da Redinha, culminando com o encontro com o bloco Baiacu na Vara.
Tarifa social
Com o feriado de Carnaval, na próxima terça-feira, dia 21, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), determinou a aplicação da tarifa social de transporte no valor de R$ 1,10 para o pagamento das passagens de ônibus e opcionais urbanos. A tarifa social é aplicada no Sistema de Transporte Público da Cidade do Natal sempre nos feriados nacionais e locais.
Turismo
A Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde) mobilizará equipe para distribuir folders em hotéis e pousadas, além de atuar com dois carros de propaganda pelos pólos.. As equipes da Seturde vão reforçar o trabalho da secretaria de saúde e distribuir camisinhas e panfletos nos polos turísticos e multiculturais. O orçamento do Carnaval 2012 será de R$ 1,4 milhões. No total serão 300 blocos, 1.900 músicos, 62 atrações nos palcos, entre cantores e bandas, e cerca de 100 orquestras.
Iluminação
Semsur instala iluminação e banheiros químicos para o carnaval


A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) concluiu a instalação da iluminação nos cinco polos carnavalescos. Ribeira e Redinha receberam a mesma iluminação utilizada durante o carnatal para garantir mais segurança aos foliões durante todo o percurso e concentração dos blocos.
O palco principal da Redinha recebeu dois refletores complementando a iluminação que se estende por todo o bairro. Além da iluminação, serão disponibilizados 40 banheiros químicos nos bairros do Alecrim, Ponta Negra, Ribeira e Redinha. Somente na Ribeira serão 14 banheiros na Avenida Duque de Caxias. Na Redinha serão disponibilizados banheiros no Palco do Buiu e na Praça do Cruzeiro.
Ambulantes
A Secretaria de Serviços Urbanos fará também durante o carnaval a fiscalização junto aos ambulantes cumprindo o que determina a Lei Municipal de Nº 03333/2011 que proíbe a venda de bebidas, alcoólicas ou não, em garrafas de vidro em eventos públicos. A fiscalização será intensificada nos maiores polos, que são Redinha e Ribeira, e nos demais serão realizadas vistorias volantes.