Ponta Negra se mobilizou na tarde desta quinta-feira (16) para o lançamento da Campanha de Enfrentamento da Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes – Carnaval 2012, realizada pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas). A movimentação, que teve concentração na Avenida Roberto Freire, na rotatória de acesso ao conjunto, reuniu equipes da Semtas, ProJovem Adolescente, Peti, em um importante trabalho de conscientização por meio de distribuição de material de divulgação como panfletos, folder, garrafinhas térmicas, camisetas e máscaras de carnaval.

O tema central da Campanha Carnaval 2012 para o enfrentamento a exploração sexual é “Liga da proteção – Proteja nossas crianças e adolescentes. Violência sexual é crime. Denuncie”, e estará presente em 19 capitais brasileiras.

A Semtas é coordenadora local da Campanha que contou com a parceria dos Conselhos Tutelares, SOS Criança, Vara da Infância e da Juventude, Guarda Municipal, Secretaria de Turismo, Caern, Faculdade Estácio de Sá. O material de divulgação que distribuído foi produzido pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente.

“Conseguimos contagiar a população. De uma maneira alegre e descontraida mobilizamos os motoristas, pedestres e moradores. Não podemos nos calar, o Disque 100 é seguro, sigiloso e temos que incentir”, afirma o Secretário da Semtas, Alcedo Borges.

Haverá ainda divulgação até o dia 21 de fevereiro nas escolas municipais através dos Centros de Referência de Assistência Social (CREAS), e entre os dias 18 e 21, nos Blocos Carnavalescos da cidade.
A Campanha de Enfrentamento ocorrerá nos cinco pólos multiculturais:
Redinha, Ribeira, Rocas, Alecrim e Ponta Negra. No pólo da Redinha
(Praça do Cruzeiro e largo do Buiú) ficarão concentradas as principais
atividades do carnaval 2012. A Prefeitura ainda investirá recursos nos
pólos da Ribeira (Avenida Duque de Caxias), local do desfile das
escolas de samba e tribos de índios); Rocas (largo da rua Pereira
Simões), Alecrim (avenida 4 com a 7) e em Ponta Negra (Ponto Sete).