Acontece nesta quarta-feira (22) às 18 horas a abertura oficial da XIII Jornada de Educação das Unidades de Ensino da Rede Municipal do Natal (JENAT), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE). O evento tem programação durante os dias 23 e 24 de fevereiro. A palestra de abertura vai ser ministrada pelo professor doutor Antônio Lisboa Leitão de Souza, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O tema deste ano é "Sou Cidadão: respeito à diversidade, leio o presente e ressignifico o futuro".

A XIII JENAT é promovida pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) vai mobilizar durante os três dias aproximadamente 4.500 professores da rede municipal. O evento congrega pesquisadores e profissionais da educação que se propõem a discutir acerca de questões que perpassam as atividades de ensino-aprendizagem, estabelecendo relações entre a educação formal e as questões sociais que permeiam a sociedade contemporânea.

De acordo com a presidente da Jornada, Merise Maciel, estão programadas palestras, grupos de trabalho, mesas-redondas, apresentação de pesquisas e relatos de experiências realizadas pelos educadores e que apontem para a construção de um ensino de excelência. As atividades estão divididas para reunir em momentos distintos os educadores e professores da educação infantil, dos anos iniciais e finais e da educação de jovens e adultos.