O Grande Desfile do Natal em Natal que estreiou na noite desta segunda-feia (26), encantou o público que acompanhou extasiado durante cerca de 40 minutos a evolução dos integrantes das dez alas e sete carros alegóricos que compõem o espetaculo. Com o título de “A Estrela do Natal – Esperança”, o desfile, que está sendo realizado na Rua Trairi, em Petrópolis, está dividido em dois momentos: O primeiro, religioso, é uma viagem a períodos da arte, como o gótico e a renascença. No segundo momento, o espetáculo aborda a solidariedade natalina representada pelo Papai Noel e a confraternização entre familiares e amigos com a troca de presentes. O Grande Desfile é permeado pela música de compositores clássicos de todos os tempos.

O espetáculo contemporâneo tem sua temática natalina reportando e resgatando a cultura popular e o folclore norte-rio-grandense, abordando cenas natalinas, retratando fatos e figuras simbólicas do nascimento do Menino Jesus. A produção conta com 170 bailarinos do Corpo de Baile do Ballet Municipal e do Balé Popular de Natal, que fazem parte da Fundação Cultural Capitania das Artes e ainda componentes da Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EDTAM). Juntam-se a eles integrantes de três quadrilhas tradicionais da cidade, totalizando 300 participantes no desfile, realizado no entorno da praça Pedro Velho.

“Fico feliz de ver que neste evento mais do que uma programação para comemorar o natal, procuramos inovar com novos elementos como a inclusão social e a sustentabilidade, da conscientização ecológica pela participação dos catadores de materiais recicláveis. É num evento que chega a sua terceira edição, e que tem reunido as famílias natalenses, além de ser uma atração para os turistas que visitam nossa cidade”, destacou a prefeita Micarla de Sousa, que acompanhou a estreia do desfile.

Segundo Dimas Carlos, diretor e coreógrafo do desfile, a produção é organizada em 10 alas, com sete carros alegóricos, sendo dois deles formando um vitral gótico. Outro destaque é o último carro do desfile, onde participam 25 catadores da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (ASCAMAR), trajados de anjo, numa forma de levar a conscientização e importância da reciclagem do lixo para população. As fantasias do Grande Desfile do Natal em Natal levam a assinatura do figurinista Di Carlo e os adereços estão sob a responsabilidade de Eudes Cunha.

Famílias
O espaço da praça Pedro Velho, como bem lembrou a chefe do executivo municipal, se transformou neste período do ano, num grande espaço para reunir famílias inteiras, onde as pessoas aproveitam para momentos de lazer e confraternização entorno da magia do natal.

Destaque para iluminação instalada no entorno da praça, decorada com sinos e um monumento em forma de capela na sua área central, que serve de cenário para fotos da população. “Resolvemos fazer uma iluminação especial este ano, que ficará até o carnaval de 2012”, informou o secretário municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Cláudio Porpino. Ele acrescentou que além da iluminação, a praça Pedro Velho está passando por uma reforma,com a troca de mais de duas mil pedras portuguesas do piso, além da fonte que será revitalizada.

Para o presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), Roberto Lima, o desfile representa a integração de várias artes. “Temos aqui o balé clássico, o popular, a cultura genuinamente do povo através das quadrilhas juninas, sendo um encontro da dança, da música, sendo uma grande confraternização das famílias na praça.