A coordenadora do Departamento de Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Trabalho e Assist~encia Social (SEMTAS), Verônica Dantas, está em Brasília para participar de evento que trata da Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil no país.

Na tarde de ontem, esteve presente na 2ª Reunião Ordinária anual do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), representando Prefeitura do Natal e a Semtas. A pauta, discutiu o balanço das mobilizações do 12 de junho, Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil, a comemoração dos 15 anos do FNPETI (29 de novembro), as prioridades do PETI para o 2º semestre, e ainda informes sobre a Cooperação entre países Latino Americanos.

Um dos pontos de destaque do evento foi a apresentação por parte da Prefeitura do Natal e do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho da Criança e de Proteção ao Adolescente Trabalhador (FOCA), sobre a criação de um plano de ação para erradicar o trabalho infantil no período da Copa do Mundo em 2014. “Propomos o tema denominado ‘Bola da Vez – Erradicação do Trabalho Infantil em Natal’ e todos aprovaram a idéia. Precisamos agora nos reunir com as instituições ligadas à criança e ao adolescente natalense, como os Conselhos Tutelares, COMDICA, ONG’s e empresas privadas para discutir de que forma alcançaremos as metas almejadas. Contamos com o engajamento de toda a sociedade nessa luta contra o trabalho infantil”, conta Verônica.

O evento segue hoje, no período das 9h às 16h, com a oficina “O Trabalho Infantil e o Direito de Aprender”. A atividade contará com apresentação e discussão dos resultados das oficinas de escuta junto a educadores e alunos de escolas públicas do ensino fundamental. Participam do evento, além de municípios de todas as regiões do país, representantes do governo federal, dos trabalhadores, dos empregadores e entidades da sociedade civil (ONGs), OIT, operadores de direito, instâncias do Poder Público e UNICEF.