Como forma de reconhecer o importante trabalho desenvolvido em prol da educação no âmbito do município, a Prefeitura do Natal homenageia educadores de destaque com a entrega da comenda ‘Mérito em Educação Professor Waldson José Bastos Pinheiro’. Este reconhecimento vem sendo feito desde o ano de 1999 por iniciativa do Executivo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação. A solenidade foi realizada na tarde desta quinta-feira (15), no salão nobre do Palácio Felipe Camarão.

Composta por diploma e medalha, a Comenda – que está em sua 12ª edição – agraciou seis educadoras pela prestação de serviços à educação potiguar. As personalidades homenageadas foram: Almaíza Fernandes de Medeiros, Evalda Damásio de Souza, Irmã Lúcia Montenegro, Maria dos Martírios Lisboa de Menezes, Miriam Dantas de Araújo e Zildani Brito de Souza.

A prefeita Micarla de Sousa ressaltou a importância do reconhecimento do relevante trabalho realizado pelas educadoras. “Não podemos falar em educação apenas por números. Temos que ressaltar o amor e a dedicação destas educadoras que têm o poder de transformar a nossa sociedade por meio da educação”, enfatizou a chefe do Executivo Municipal.

O secretário municipal de Educação, Walter Fonseca, também parabenizou as educadoras. “Este é um momento de virtude e justiça, no qual a grande homenageada hoje é a educação de Natal, representada aqui pelo empenho e esforço destas mulheres que demonstram a qualidade e a responsabilidade da nossa educação”, ressaltou o titular da SME.

Uma das homenageadas, a professora Evalda Damásio de Sousa dedicou sua vida à rede pública de ensino por mais de 30 anos. Pela sua dedicação ao trabalho, ela foi convidada a assumir a direção das escolas estaduais Alfredo Pegado e Severino Bezerra, ambas localizadas em Mãe Luiza, para tentar reverter o alto índice de reprovação que atingia 80% dos alunos. Evalda aceitou o desafio e implantou o projeto de alfabetização ‘Fruto do Saber’ que reverteu o quadro e foi estendido para outras 11 escolas. “Não existe nada mais gratificante do que escutar de um aluno que ‘estava no escuro e saiu dele aprendendo a ler’. Jamais pensei em receber esta comenda, mas tudo que é bom sempre acontece e estou muito grata pelo reconhecimento”, afirmou a professora.

Por mais de 26 anos, Miriam Dantas de Araújo atuou como assessora pedagógica do Departamento de Ensino Fundamental e agora vê o seu trabalho sendo reconhecido. “Fui pega de surpresa com esta homenagem, mas estou muito feliz, principalmente, porque foi uma indicação dos colegas do meu setor”, disse a homenageada.

A Irmã Lúcia Montenegro destinou mais de 50 anos de vida à educação, tendo sido professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do Seminário de São Pedro, da Casa da Criança do Morro Branco e da Casa do Menor Trabalhador, onde exerce atualmente o cargo de coordenadora. “Fui surpreendida com a indicação da professora Isaura Rosado [secretária estadual de Cultura] para receber a Comenda. Estou muito feliz em receber o reconhecimento da cidade pelo meu trabalho”, pontuou Irmã Lúcia.

Professora aposentada do município, Almaíza Fernandes de Medeiros fez parte da equipe que coordenou o projeto das bibliotecas escolares e participou da equipe de sistematização do Plano Municipal de Educação, do livro didático e da equipe de implantação do Bolsa Escolar. Já Zildani Brito de Souza foi professora do Município por 25 anos e também assumiu ao cargo de secretário executivo do Conselho Municipal de Educação durante 11 anos. Maria dos Martírios Lisboa de Medeiros, atualmente aposentada, foi técnica e coordenadora de Ensino Fundamental da SME.

Além da prefeita Micarla de Sousa e do secretário municipal de Educação, Walter Fonseca, a solenidade contou com a presença da presidente da Comissão da Comenda Waldson Pinheiro, professora Francisca Freire da Costa; da presidente do Conselho Municipal de Educação, Edenice Peixoto; e do vereador Assis Oliveira, representando a Câmara Municipal de Natal.

COMENDA WALDSON PINHEIRO

Criada pela Lei nº 5.148, de 22 de dezembro de 1999, a Comenda “Mérito em Educação” foi regulamentada pelo Decreto nº 6.589, de 12 de outubro de 2000, que foi alterado por outro Decreto, o de nº 8.286, de 9 de outubro de 2007. A ação é uma promoção da Prefeitura da Cidade do Natal para reconhecer de público, por intermédio da SME, os feitos relevantes de personalidades e/ou instituições em prol da Educação do município de Natal.

Todo o processo de organização para a entrega da comenda é de responsabilidade de uma comissão central, que é presidida pela professora Francisca Freire da Costa. Após triagem, a comissão encaminha os nomes indicados com a respectiva documentação exigida ao Conselho Municipal de Educação que, por sua vez, seleciona os agraciados. Este ano, fizeram parte do conselho as seguintes pessoas: Francisco Constantino Sobrinho, Lúcia Maria de Melo, João Batista Cortez e Elinete Santiago e Silva, sob a coordenação da professora Edinice Peixoto, presidenta do CME.

A iniciativa de dar o nome do professor Waldson Pinheiro (in memorian) a uma comenda de tão significativo valor partiu da professora Eleika Bezerra Guerreiro em proposta apresentada no dia 28 de outubro de 1999. Desta forma, a Prefeitura do Natal torna efetivo o seu reconhecimento aquele que foi um dos maiores educadores do Estado do Rio Grande do Norte e, em especial, do município do Natal.