A Prefeitura do Natal, mais uma vez, reconhece o trabalho relevante de personalidades e/ou instituições em prol da Educação no âmbito deste município. Esse reconhecimento vem sendo feito desde o ano de 1999 quando foi iniciada por iniciativa da Secretaria Municipal de Educação a entrega da comenda “Mérito em Educação Professor Waldson José Bastos Pinheiro”.

Composta por diploma e medalha, a referida comenda será entregue às 16 horas desta sexta-feira, 15, no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, sede do executivo municipal. A solenidade deverá contar com a presença da prefeita Micarla de Sousa, do secretário municipal de Educação Walter Fonseca e da presidente da comissão central, responsável por todo o processo de organização para a entrega da medalha, professora Francisca Freire da Costa, entre outras autoridades.

Ao completar a sua 12ª edição com grande sucesso, este ano a Comenda “Mérito em Educação Professor Waldson José Bastos Pinheiro” agraciará as seguintes personalidades: Almaíza Fernandes de Medeiros, Evalda Damásio de Souza, Irmã Lúcia Montenegro, Maria dos Martírios L. de Menezes, Miriam Dantas de Araújo e Zildani Brito de Souza.

Criada pela Lei nº 5.148, de 22 de dezembro de 1999, a Comenda “Mérito em Educação” foi regulamentada pelo Decreto nº 6.589, de 12 de outubro de 2000, que foi alterado por outro Decreto, o de nº 8.286, de 9 de outubro de 2007. A ação é uma promoção da Prefeitura da Cidade do Natal para reconhecer de público, por intermédio da SME, os feitos relevantes de personalidades e/ou instituições em prol da Educação do município de Natal.

Todo o processo de organização para a entrega da comenda é de responsabilidade de uma comissão central, que é presidida pela professora Francisca Freire da Costa. Após triagem, a comissão encaminha os nomes indicados com a respectiva documentação exigida ao Conselho Municipal de Educação que, por sua vez, seleciona os agraciados. Este ano, fizeram parte do conselho as seguintes pessoas: Francisco Constantino Sobrinho, Lúcia Maria de Melo, João Batista Cortez e Elinete Santiago e Silva, sob a coordenação da professora Edinice Peixoto, presidenta do CME.

A iniciativa de dar o nome do professor Waldson Pinheiro (in memorian) a uma comenda de tão significativo valor partiu da professora Eleika Bezerra Guerreiro em proposta apresentada no dia 28 de outubro de 1999. Dessa forma, a Prefeitura do Natal torna efetivo o seu reconhecimento aquele que foi um dos maiores educadores do Estado do Rio Grande do Norte e, em especial, do município do Natal.