Cidadãos natalenses incluídos no mundo digital. A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) por meio dos Telecentros Comunitários tem realizado um grande trabalho de inclusão digital da população natalense.

O Programa já conta com mais de cinco mil usuários cadastrados que se beneficiam das facilidades disponibilizadas pelas unidades distribuídas pela cidade. “Só temos que comemorar, pois também já contabilizamos mais de 300 acessos diários nos nossos computadores e já formamos mais de dois mil cidadãos pelos cursos de informática básica ofertados gratuitamente pela Prefeitura Municipal de Natal”, destaca Jaqueline Ramalho Maia, coordenadora geral dos Telecentros em Natal.

Os cursos “ABC da Informática” executados desde o início da gestão pelos Telecentros Comunitários têm o objetivo de oportunizar um contato primário dos cidadãos com o mundo da informática. Com carga horária de 32 horas, o curso ensina os princípios básicos da informática para quem nunca teve a oportunidade de operacionalizar um computador para tarefas simples, como acessar a internet e digitação de textos.

O curso de alfabetização digital é pioneiro no Brasil dentre os municípios beneficiados pelo Programa de Inclusão Digital Telecentros Comunitários, portanto, referência em todo o país. As unidades dos Telecentros em Natal são também as únicas do país que oferecem treinamento específico para os monitores e instrutores, material próprio, regulamento para os instrutores, estrutura física conforme exigido pelo Governo Federal e certificação dos cursos. As unidades dos Telecentros funcionam ininterruptamente das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

“É um resultado expressivo, fruto de muita dedicação e comprometimento da gestão com o desenvolvimento dos cidadãos; e essa formação integra os alunos não apenas no meio digital, mas também no meio social que está cada vez mais atrelado a evolução da informática”, explica Jaqueline Ramalho.

“Os sete Telecentros oportunizam acesso grátis à internet e aos cursos de formação digital, geram uma referência notória e pública do trabalho executado pela Semtas. Não podemos esquecer que esses espaços são também portas de entrada para o cidadão ampliar suas expectativas no mercado de trabalho. Quem está mais qualificado e familiarizado com o mundo digital, tem muito mais chance de conquistar um emprego”, destaca o titular da Semtas, Alcêdo Borges.

Confira a unidade mais perto de sua casa:

Bombeiros - Av. Prudente de Morais, 2410, Barro Vermelho.
Instituto São Judas Tadeu - Av. Das Alagoas, 544, Neópolis.
OSCIP - Gente Feliz - Trav. Getúlio Vargas, 452, Cidade Nova.
ProJovem Guarapes - Rua Novo Guarapes, s/n, Guarapes.
ProJovem Panatis - Rua Maranguape, 2112, Panatis.
OSCIP AFIM - Rua João XXIII, 1573, Mãe Luiza.
FUNCARTE - Avenida Câmara Cascudo, 434, Ribeira.