O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI Marinha, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), realizou na manhã da última sexta-feira (9) missa de encerramento das atividades do ano letivo 2011, no Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal (Rua Marcílio Dias, s/n, Quintas). A missa reuniu cerca de 80 adolescentes, funcionários do programa e a equipe da Marinha.

As atividades do Núcleo de Ação Social Marinha são desenvolvidas em parceria com a Marinha do Brasil, no Agrupamento de Fuzileiros Navais de Natal – GPTFNN, através de um convênio com a Semtas firmado desde 2004.

O Núcleo atende atualmente 80 adolescentes do sexo masculino, com faixa etária de 12 a 16 anos, oriundos do trabalho infantil e ou vulnerabilidade social, adjacentes dos bairros Quintas, Alecrim, Guarapes e Dix Sep Rosado. O Núcleo desenvolve seis oficinas: reforço
escolar, capoeira, judô, música, esporte, informática e marinharia.

Saiba mais sobre o PETI:

O PETI é uma das formas de combate ao problema do trabalho infantil no Brasil. O programa tem como objetivo combater e erradicar todas as formas de trabalho perigosos, insalubres e degradantes, viabilizando o retorno à escola das crianças e adolescentes com idade de 7 a 16 anos incompletos. Desta forma, o vínculo familiar é fortalecido através de orientações às famílias durante todo o período em que a criança/adolescente frequentar o Programa, e participam de ações socioassistenciais e de convivência. Atualmente, o PETI em Natal atende 1.208 crianças e adolescentes, distribuídos em dez núcleos de Ação Social.