Como parte das ações do programa “Água Brasil” para o consumo responsável e reciclagem de resíduos, a Prefeitura de Natal e a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) promovem, neste mês de dezembro, oficinas voltadas aos cidadãos e aos gestores. Aberta à população, a 2ª Oficina de Planejamento Participativo do Plano de Coleta Seletiva Natal/RN começou na última terça-feira (6) e segue até a sexta-feira (9). Já a Oficina Participativa para a Construção do Plano de Ação para a Gestão Compartilhada, que é voltada aos gestores, acontece nos dias 8 e 9. Os dois encontros acontecem no Hotel Praia Mar, em Ponta Negra.

Natal é um dos cinco municípios brasileiros selecionados para receber o Programa Água Brasil. O programa, concebido pelo Banco do Brasil, é desenvolvido em parceria com a Fundação Banco do Brasil e a organização ambientalista WWF-Brasil.

Em Natal, o Programa Água Brasil apoia a prefeitura e os catadores de materiais recicláveis, melhorando sua infraestrutura e a capacidade de coleta do município. O Programa vai, ainda, desenvolver ações de comunicação comunitária e educação para o consumo responsável, entre outras iniciativas.

Além de Natal, integram o grupo selecionado para receber as ações do Água Brasil as cidades de Belo Horizonte (MG), Caxias do Sul (RS), Pirenópolis (GO) e Rio Branco (AC). Nestas cidades, as organizações parceiras estimulam a mudança de comportamento e valores em relação à produção e destino dos resíduos sólidos e disseminam os princípios do consumo consciente. As ações em implementação vão permitir que os modelos desenvolvidos possam ser replicados nos demais municípios brasileiros.