A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), já está usando o Novo Sistema do Cadastro Único Versão 7, que vai facilitar a gestão dos dados do Cadastro Único/Bolsa Família em Natal. “A nova versão do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é uma importante ferramenta tecnológica para a gestão do Bolsa Família e das demais políticas e programas voltados à população de baixa renda”, declara o titular da Semtas, Alcedo Borges.

A nova versão, chamada de V7, traz aprimoramentos que permitem caracterizar melhor as famílias, identificando aquelas em situação de rua, indígenas e quilombolas, aquelas em que há crianças submetidas ao trabalho infantil, entre outros detalhes. Também permite a inserção de dados mais qualificados sobre características dos domicílios e a identificação das vulnerabilidades das pessoas com deficiência.

“O sistema também facilita as transferências de município, já que os dados já podem ser verificados através do novo sistema”, afirma Gabriela Janilly, Coordenadora municipal do Cadastro Único.

Ainda de acordo com a Coordenadora, toda a equipe do Cadastro Único do município passou por uma capacitação para usar o novo sistema. “Além das capacitações voltadas para nossa equipe, também realizamos o cadastramento dos usuários municipais na Caixa Econômica Federal, para a transferência da renda”, afirma.

A implantação nacional do novo Cadastro nos municípios de todo o país está ocorrendo de forma escalonada e será concluída até o mês de dezembro, conforme determinação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS.