O ProJovem Adolescente, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), realiza nos dias 18, 19 e 20, a 4ª Edição do Projeto Ging'África, evento em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, que é celebrado em 20 de novembro no Brasil. O Ging’'África acontece na Escola Municipal Professora Noilde Ramalho, localizada na Rua Manoel Caetano, nº 20, no bairro da Redinha.

“Iremos dedicar essa semana à reflexão do negro na sociedade e mostrar por meio de diversas atividades como o negro vem garantindo sua valorização”, destaca Kália Trajano, coordenadora geral do ProJovem Adolescente.

O Dia Nacional da Consciência Negra estabeleceu-se no ano de 2003 e surgiu em homenagem à figura do Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, que morreu no dia 20 de novembro de 1695 e representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Essa data serve para refletir e conscientizar a sociedade sobre a importância do povo africano na formação da cultura nacional.

O Projeto Ging’África é fruto das reflexões e do acúmulo de experiências de outras edições do evento. Para este ano conta com vasta programação e representantes de Escolas do RN que irão abordar temas relevantes no tocante a situação atual do negro perante a sociedade.

Segue a programação:

Dia 18
14h - Mesa de abertura: representante da Prefeitura, representante dos profissionais do Núcleo, representante CUFA-RN, direção da E.M. Noilde Ramalho, direção da E.E. Dulce Wanderley e um adolescente do núcleo da África;
14h - Saída do cortejo artístico da E.E. Dulce Wanderley em direção ao Ging'África com participação da banda marcial da escola;
14h40 - Apresentação do Grupo de Idosas com as danças de Pastoril e Carimbó;
14h55 - Bate Tambor da Cia da Dança do Contra-mestre Vitor;
15h10 - Chegada do cortejo no Ging'África e apresentação no local;
16h - Apresentação da "Puxada de Rede" da Comunidade da África;
16h15 - Oficina de Maculelê com Mestre Ataulfo do Grupo de Capoeira Cordão de Ouro;
16h40 - Show da Cia da Dança Contra-mestre Vitor.

Dia 19
10h - Oficinas de Afoxé, Maculelê e roda de capoeira do Grupo Cordão de Ouro e Projovem Adolescente África com a coordenação do Contra-mestre Café na Escola Estadual Profª Dulce Wanderley;

Dia 20
8h - Encerramento com grande roda de capoeira do Grupo Cordão de Ouro sob coordenação do Contra-mestre Café e convidados a ser realizada na Praia da Redinha ao lado da Igreja de Pedra.