A gravidez é uma fase especial e que requer muitos cuidados, principalmente quando a mãe vive uma fase de vulnerabilidade social, tornando o momento ainda mais delicado e difícil. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, por meio do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS (Guarapes), está atuando para assistir as mulheres natalenses e proporcionar qualidade de vida e bem estar neste importante momento da vida.

Dentro dessas ações, o CRAS Guarapes está entregando hoje 29 kits de enxoval “Mães Natalenses” para gestantes que participaram do último grupo de gestantes, desenvolvido pelo Centro, com duração de quatro meses. A entrega dos kits será na Rua da Ribeira, nº 9 – Guarapes (próximo à Escola Municipal Francisco Varela). Os encontros são realizados semanalmente pelas psicólogas e assistentes sociais, abordando temas relacionados a uma boa gestação, cuidados com a saúde, com a alimentação e cuidados com o bebê. Ao final dos encontros, elas recebem o kit com banheira, roupinhas e meia, fraldas, xampu, escovinha, pente e toalha.

“A meta do Governo Federal é para que cada CRAS atenda 5 mil famílias. Porém, a equipe composta por uma média de 13 profissionais, entre assistentes sociais, arte educadores (capoeira, teatro, coral, grupo de idosos e gestantes), psicólogos e pedagogos superam essa meta”, declara Josanilda Mafra Rocha, coordenadora do Cras Guarapes.