A Secretaria Municipal de Saúde do Natal, em parceria com a Coordenação da Saúde Bucal, estará realizando uma reunião na próxima sexta-feira (18), às 8h30, no auditório da SMS, localizado na rua Fabrício Pedroza ,915, Areia Preta, para divulgar o resultado da pesquisa, realizada pelo Ministério da Saúde, que teve como objetivo conhecer as condições de saúde bucal da população brasileira.

A pesquisa Saúde Bucal Brasil foi realizada em 2010 em 26 capitais brasileiras, no Distrito Federal e em 150 municípios, sendo 37.519 indivíduos examinados. Segundo a coordenadora saúde bucal da SMS, Vera Maria Martins de Castro, a pesquisa tem como função fornecer dados importantes ao Sistema Único de Saúde (SUS).

“O objetivo da pesquisa é proporcionar ao SUS, informações úteis ao planejamento de programas de prevenção e tratamento, tanto em nível nacional quanto no âmbito estadual e municipal”, destacou Vera Maria Martins.

Ainda de acordo com a coordenadora, a SMS participou em 2003 da primeira edição do projeto SBBRASIL, que traçou um dos mais completos diagnósticos da Saúde Bucal dos Brasileiros, servindo de base para construção da Política Nacional de Saúde Bucal- Brasil Sorridente, lançada pelo Ministério da saúde em 2004.

Diante do resultado da pesquisa que envolveu cerca de dois mil profissionais do SUS, a SMS está convocando representantes dos departamentos desta secretaria, entidades de classe, Conselho Municipal de Saúde, e representantes do Grupo Auxiliar de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP/RN), para se fazerem presentes na reunião, onde serão apresentados os dados finais da pesquisa com especificidade para o Município do Natal, e a entrega de certificado de participação aos profissionais que realizaram a pesquisa, por representantes do Ministério da Saúde.

Estarão presentes também na ocasião, o coordenador geral da Pesquisa, Dr. Ângelo Giuseppe Roncalli da Costa Oliveira- UFRN e Drª Cláudia Helena Soares de Morais Freitas – UFRN, membro da coordenação executiva do SBBRASIL 2010 (Centro colaborador UFRN).