A Secretária Municipal de Saúde, Maria do Perpétuo Socorro Lima Nogueira, participou na manhã desta sexta-feira,11, da cerimônia realizada no auditório do hospital Onofre Lopes, para a entrega de seis leitos psiquiátricos, que faz parte do projeto definido pelo Ministério da Saúde, que visa implantar cada vez mais leitos em hospitais gerais.

Segundo a secretária municipal de Saúde, a SMS estará contribuindo com uma equipe médica formada por médicos, enfermeiros, terapeuta ocupacional e psicólogo, além de uma assessoria técnica.  “É a primeira vez que um hospital geral como o Onofre Lopes, está implantando leitos psiquiátricos. Esse projeto é do Ministério da Saúde e é uma forma de socializar os pacientes que sofrem com algum transtorno mental grave, além de dar assistência a outras doenças que esses possam vim a ter” afirmou a secretária

A gestora ainda comentou que na próxima segunda-feira,14, a SMS estará colocando em prática o projeto Consultório de Rua. “A saúde Mental da SMS estará implantando o projeto “Consultório de Rua”, que é um projeto inédito em Natal,  com o objetivo de  atender à população em situação de risco e vulnerabilidade social, principalmente crianças e adolescentes usuários de álcool e outras drogas”, destacou Maria do Perpétuo Nogueira.

A médica, Natalia Mota, que faz parte da equipe médica e dará assistência aos pacientes internados na ala da psiquiatria, comentou a importância da implantação dos leitos em um Hospital geral. “Os pacientes que forem ser internados aqui poderão ter uma estrutura clínica melhor, com acesso a exames laboratoriais de vários tipos, com médicos neurologistas, endocrinologistas entre outros, tendo assim uma assistência adequada não apenas na parte psiquiatra, mas também de forma geral”, destacou a médica.

A urgência ainda será identificada na unidade que o paciente se encontrar. Uma equipe estará disponível para ir até esse paciente para diagnosticar o caso, e caso necessite de uma estrutura maior, ele será encaminhado para o Onofre Lopes. Além disso, o paciente poderá ficar internado com um acompanhante que também terá toda assistência de acomodação, alimentação e psicológica feita por toda a equipe de profissionais.

Esteve presente na cerimônia, a diretora do Departamento de Atenção Especializada da SMS (DAE), Cristiana Leite, o Secretário Estadual de Saúde, Dr. Domício Arruda,  a reitora da UFRN, professora Ângela Paiva Cruz; o diretor do HUOL, Professor Ricardo Lagreca , além de médicos e coordenadores de saúde mental do município e do estado.