O investimento na saúde é uma das marcas da atual gestão municipal. Pensando no bem-estar da população, a Prefeitura cuida para que o natalense tenha uma melhor qualidade de vida. Exemplo disso é a urbanização da avenida Alexandrino de Alencar, no trecho entre a rua Rui Barbosa até o Parque das Dunas, espaço este que agora se chama Alameda Marilene Dantas, homenageando a ex-titular da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur).

A prefeita Micarla de Sousa visitou e fiscalizou na segunda-feira, 7, o andamento da obra, acompanhada do secretário da Semsur, Cláudio Porpino; do secretário de Comunicação Social, Jean Valério; do vereador Assis Oliveira e de assessores e servidores municipais. Na avaliação da chefe do executivo municipal, a obra vai atender a uma parcela da população que prioriza a saúde preventiva, como o saudável hábito de caminhar. “A obra está adequada e a comunidade só tem a ganhar com isso”, declarou a prefeita.

Com um quilômetro de extensão, a Alameda Marilene Dantas resulta em mais uma obra da Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Idema e Ibama. Quem caminha ou pratica jogging no trecho já pode observar que 18 postes de iluminação foram colocados no canteiro central com lâmpadas brancas de vapor metálico – mais modernas – e outros 40 nas laterais.

A secretaria também está executando no canteiro central um projeto de paisagismo, transformando-o em jardim. “A finalidade da obra é oferecer mais qualidade de vida para a população, reduzindo o sedentarismo. Naturalmente, a cidade está aderindo”, ressaltou o secretário de Serviços Urbanos, Cláudio Porpino.

Ontem, a Prefeitura iniciou a sinalização vertical a cargo da Semob. Nos próximos dias, será a vez da sinalização vertical ganhar visibilidade. No recuo do Ibama, a Prefeitura instalará uma academia de ginástica com equipamentos apropriados para a prática de exercícios físicos. A previsão é que a Alameda Marilene Dantas seja inaugurada até o fim de novembro. O investimento da Prefeitura no projeto é da ordem de R$ 120 mil.

Após a inauguração, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana fechará a Alameda ao tráfego de veículos todos os dias a partir das 19h, para que o trecho seja exclusivo para prática de exercícios pela população. Por sua vez, a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte, Lazer e Copa do Mundo da Fifa (Secopa) deverá disponibilizar professores de educação física para orientação de exercícios físicos no espaço.

Marilene Dantas
Natural do município de Patu, Marilene Dantas formou-se em Teologia e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC). Ela trabalhou na Pastoral Universitária e era professora aposentada do curso de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). No currículo, consta que foi coordenadora do Núcleo do Movimento de Integração e Orientação Social (Meios), em Mossoró.

Na Secretaria de Estado do Trabalho e Bem Estar Social (STBS), exerceu as funções de coordenadora de Assistência e Programação Social e coordenadora do Projeto Crescer (habitação). Exerceu ainda o cargo de diretora administrativa na Fundação Dinarte Mariz. Na Prefeitura de Natal, exerceu por 15 anos o cargo de secretária municipal de Serviços Urbanos em três gestões, num claro reflexo da competência que marcou sua trajetória.

Marilene Dantas presidiu também a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) pelo período de seis meses. Por último, foi secretária executiva do Gabinete Civil do Governo do Rio Grande do Norte. A homenageada da Prefeitura de Natal faleceu em 2010.