A prefeita Micarla de Sousa prestigiou na manhã desta sexta-feira (13) as celebrações poéticas realizadas pela Prefeitura do Natal, através da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), em comemoração a passagem do Dia Nacional da Poesia. A data é comemorada em 14 de março, dia que nasceu o poeta Castro Alves, mas foi antecipada pela Funcarte. que homenageou este ano os poetas Ney Leandro de Castro e Volonté.

Há 31 anos que o Dia Nacional da Poesia vem sendo lembrado em Natal e nesta edição das comemorações os poetas Ney Leandro de Castro e Volonté são os homenageados. “Morei quase 40 anos no Rio de Janeiro e nunca vi uma homenagem ao Dia da Poesia”, revelou o poeta Ney Leandro de Castro. Segundo ele, além de uma grande produção poética, essa homenagem que a prefeitura faz é um marco nacional e de extrema importância para os poetas da terra.

A prefeita Micarla de Sousa disse estar feliz ao ver a Capitania das Artes aberta para se falar de poesia. Na ocasião, a chefe do executivo municipal agradeceu aos poetas homenageados por tudo o que já ofereceram para a arte e cultura da cidade e ainda revelou ter gostado de ver tantos jovens e adolescentes presentes ao evento. “É interessante ver essa nova geração se interessando pela arte e pela poesia”, destacou.

O presidente da Funcarte, César Revorêdo, aproveitou a oportunidade para anunciar que a Revista Cultural está programada para o segundo semestre e que os prêmios dos concursos de poesia Othoniel Meneses e Câmara Cascudo serão em dinheiro, além de contarem com a publicação do volume de obras.

Com uma programação totalmente voltada para os artistas locais, o Dia Nacional da Poesia também homenageou os poetas Zé Saldanha e Paulo Jorge Dumaresq através de um sarau com os atores Harlane Rodrigues e Rodrigo Bico. A programação, que teve início na última quinta-feira (12), prossegue neste sábado com performances e shows no Bardallos Comida e Arte, zona Norte e Ponta Negra.