O Secretário Municipal da Secopa, Rodrigo Cintra, participou nesta segunda-feira(24) em Brasília, da reunião dos Secretários da Copa no Ministério do Esporte. O assunto foi a acessibilidade de pessoas com deficiência às arenas da Copa e seus entornos, principalmente, aos estádios de futebol. Quem coordenou o encontro foi o Secretário Nacional de Futebol e Defesa do Torcedor , Alcino Reis, que chamou à atenção dos gestores para a importância do cumprimento do Decreto que prevê a reserva proporcional de assentos em espaços de eventos de grande aglomeração de pessoas.

O Secretário Rodrigo Cintra propôs que outros agentes que fazem parte da construção de soluções sobre este processo de uso universal dos estádios sejam convidados a participar desse Grupo de Trabalho, entre eles representantes da FIFA, das sedes, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, MP, AGU, Consórcios construtores, entre outros. “Essa é uma questão que está incomodando a todos, pois é preciso uma solução que atenda às várias realidades das construções dos estádios, já que às pessoas com deficiência tem que ter condições de assistir aos jogos. Mas para isso é preciso, além do aspecto legal, para a viabilidade dos projetos já aprovados, uma análise da verdadeira demanda por estes espaços especiais e o estudo de “cases” como os da Alemanha e da África do Sul, pois só então poderemos atender todos de maneira adequada e dentro dos padrões exigidos”, explicou Cintra.


Também participou da reunião a Secretária da Semob, Ana Elizabeth Thé. A próxima reunião do Grupo de Trabalho de Acessibilidade na Copa será no dia 21/11 no Ministério do Esporte em Brasília.