Os dentistas do Ambulatório Médico Especializado (AME) comemoraram o seu dia junto com as crianças do CMEI Terezinha de Jesus, em Pajuçara II. Odontologistas e outros profissionais da AME Nova Natal coordenaram a realização da campanha “Sorriso Nota 10” na unidade durante toda a manhã desta terça-feira, 25, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

Cheios de energia, os alunos do CMEI aproveitaram as dicas e os materiais educativos e preventivos distribuídos pela equipe liderada pelo diretor técnico de odontologia do AME, Ruy Medeiros. Ariane, Lucas e o pequeno Davi não desgrudaram os olhos do filme que explicou porque é importante cuidar dos dentes e estavam com as respostas na ponta da língua na hora da palestra. “É muito bom saber que podemos contar com o apoio da escola no cuidado com a saúde de nossos filhos. Conheço o trabalho da AME e fico muito satisfeita sempre que sou atendida pela equipe de lá”, diz a mãe do sorridente Lucas, Jéssica Guedes.

O CMEI Terezinha de Jesus atende 156 crianças. A diretora da unidade Maria da Conceição Borges elogia o empenho do AME. “Nós fazemos de tudo para que nossos alunos possam aproveitar o tempo na escola para aprender e também cuidar da saúde. Atendemos a muitas crianças carentes e integrar os pais e seus filhos em ações como essa só fortalece a relação entre eles e também com a escola”, destaca.

Além das dicas e da ação dos odontologistas, os pais puderam efetuar o cadastro para a confecção do cartão de atendimento do AME, atualizar os dados do programa Bolsa Família sob a direção da equipe de nutrição e serviço social, participar de atividades da terapia ocupacional, passar pela consulta com o pediatra e ainda levar a medicação para casa. Para os professores, a orientação também passou pela saúde bucal e a influência da alimentação no desenvolvimento da dentição dos pequenos alunos. Os fisioterapeutas também orientaram a equipe do CMEI sobre os limites de peso das mochilas e deram dicas de exercícios de alongamento para evitar problemas posturais.

Uma comemoração perfeita para os odontologistas. “Nossas equipes estão percorrendo os 56 CMEIs de Natal durante este mês, e esta ação multidisciplinar coroou o trabalho de todos os dentistas e auxiliares de saúde bucal nesta campanha. É recompensador e estimulante porque ampliamos as fronteiras do AME e do CMEI”, destaca o odontologista Ruy Medeiros. A assistente pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, prof. Técia Costa, e outros representantes da SME também participaram da campanha.