O Secretário de Juventude, Esporte e Lazer e Copa do Mundo (SECOPA) da cidade do Natal, Rodrigo Cintra, foi eleito, por unanimidade, presidente da recém criada Associação Brasileira dos Gestores de Esportes - ABRA ESPORTE. A nova entidade foi instituída durante a 60ª Reunião Geral da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), que acontece em Foz do Iguaçu, Paraná, até esta terça-feira (18).

Foi eleito para Vice-Presidente, Sérgio Vieira Galdino, Diretor-Presidente da Fundação Municipal Desportiva de Blumenau (SC) e para Secretário-Executivo, José Júlio Amorim, Secretário Municipal do Esporte de Osasco (SP). Esta diretoria tem mandato de dois anos.
A ABRA ESPORTE vai fomentar as discussões em torno das políticas públicas do esporte e buscar obter apoio financeiro para diferentes localidades do país. O estatuto inicial também foi aprovado e dentre os objetivos da Associação estão:

1 - Consolidar o espaço político das instituições e secretarias encarregadas de formular, implementar e desenvolver as políticas públicas de esporte e lazer;
2 - Funcionar como instância de troca de experiência, de informações e cooperação técnica entre os municípios integrantes à associação;
3 - Intensificar a participação dos municípios na definição e na execução das políticas públicas estaduais e nacionais de esporte articulando-se e integrando-as;
4 - Cooperação na captação de recursos necessários ao aprimoramento de projetos dos municípios relativos ao desenvolvimento do esporte e lazer;
5 - Difundir e incentivar a conscientização para o fortalecimento de políticas públicas de esporte e lazer em âmbito nacional;
A Associação estuda a proposta de inlcuir na entidade os secretários municipais da educação e da saúde por serem assuntos convergentes. A próxima reunião da ABRA ESPORTE acontecerá entre os dias 7 e 9 de dezembro, em Natal, durante a realização do 10º Seminário Nacional de Políticas Públicas para Juventude, Esporte e Lazer, do 1º Seminário Internacional de Políticas Públicas para Megaeventos Esportivos e o 4º Fórum Nacional dos Secretários da Copa do Mundo.