A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) realiza  nesta terça-feira (4) e quarta, 5, a II etapa da Capacitação do Novo Sistema do Cadastro Único Versão 7, no Hotel Paraiamar & Convention, com o tema “Gestão e Operação do Cadastro Único V7”. "Iremos capacitar a nossa equipe do Cadastro Único do município do Natal para lançar no novo sistema de informação os dados dos beneficiários do Bolsa Família”, destaca Gabriela Janilly, coordenadora municipal do Cadastro Único.

A nova versão, chamada de V7, traz aprimoramentos que permitem caracterizar melhor as famílias, identificando aquelas em situação de rua, indígenas e quilombolas, aquelas em que há crianças submetidas ao trabalho infantil, entre outros detalhes. Também permitirá a inserção de dados mais qualificados sobre características dos domicílios e a identificação das vulnerabilidades das pessoas com deficiência.

A implantação nacional do novo Cadastro nos municípios está ocorrendo de forma escalonada e será concluída até o mês de dezembro. “A nova versão do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal será uma importante ferramenta tecnológica para a gestão do Bolsa Família e das demais políticas e programas voltados à população de baixa renda”, declara o titular da Semtas, Alcedo Borges.

A primeira etapa da capacitação aconteceu neste segundo semestre. “Além das capacitações à nossa equipe, também estamos realizando o cadastramento dos usuários municipais na Caixa Econômica Federal, para a transferência da renda. Após a conclusão desta segunda etapa da qualificação, é só aguardar a liberação do sistema pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS, pois o nosso município já está habilitado para realizar a mudança para a nova versão – V7”, afirma a coordenadora.