Dentro do Programa Cultura na Escola, a Banda Sinfônica do Natal se apresenta, no dia 5 de outubro, às 9h30, com a participação especial da Escola Municipal de Ballet Prof. Roosevelt Pimenta, na Escola Municipal Celestino Pimentel, no bairro de Cidade da Esperança.

O Programa
O Programa “Cultura na Escola” nasceu de uma conversa entre o maestro Roberto Silva e a Diretora de Eventos Culturais da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) Nilza Rebouças, onde se lembravam de um programa da Prefeitura que a Banda Sinfônica da Cidade do Natal se apresentava nas escolas. Daí surge à idéia de criar um novo programa com um formato inovador tendo a Banda Sinfônica como a essência do mesmo e participação especial do Balé da Cidade, de acordo com as idéias em comum nasceu o programa Cultura na Escola – concerto didático.

A idéia surge formatada em um concerto didático com a apresentação da Banda Sinfônica do Natal, com a introdução de um repertório selecionado para a ocasião e a participação do Balé da Escola Municipal de Ballet Professor Roosevelt Pimenta. Em seguida é realizado um momento de entretenimento e aprendizados com os alunos, com os músicos fazendo sua apresentação individualmente, mostrando a importância de cada instrumento musical, as características, origem, a produção musical rítmica, entre outros aspectos de grande valia.

O Programa começou em março deste ano e atualmente encontra-se em sua 7ª Edição, sendo desenvolvido com sucesso pelo Departamento de Programas, Projetos e Eventos Culturais da Funcarte. O programa vem ganhando espaço e desenvolvendo um papel de extrema importância para os alunos da rede pública municipal, pois, a inclusão social é um termo abrangente para a inserção de pessoas carentes e/ou excluídas e que não tem o mesmo tipo de oportunidade na sociedade por motivos de gênero, cor, raça ou até mesmo por condições socioeconômicas.

É visível a importância da continuidade deste programa até mesmo para despertar nos alunos o interesse pela música, o despertar profissional, a identificação por algum instrumento, tomar conhecimento da dimensão cultural. Esta proposta é um instrumento importante no fortalecimento da identidade cultural, na convivência social e ainda interfere na ociosidade existente.