Despertar e resgatar a memória histórica de nossa cidade. Esse é o objetivo do passeio “Circuito Histórico Cidade Alta – Ribeira”, projeto desenvolvido pela secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). A caminhada aconteceu na manhã desta quinta-feira, 22 de setembro, com os alunos da turma do 4° ano da Escola Estadual Ambulatório Padre João Maria, situada em Morro Branco.
Os estudantes fizeram um circuito alternativo, adequado às condições do grupo, e conheceram o patrimônio histórico de Natal, localizado nos dois primeiros bairros da cidade, Cidade Alta e Ribeira, acompanhados pela equipe técnica do setor de Patrimônio Histórico, Arquitetônico e Paisagístico da Semurb, composta por historiadores e arquitetos.
O historiador da Semurb responsável pela elaboração do circuito, Luciano Capistrano, diz que o projeto busca despertar um olhar especial das crianças para a história e memória de Natal, criando neles uma consciência de preservação. “Nossa cidade possui um patrimônio histórico que precisa ser valorizado hoje e no futuro”, afirma.
Para a aluna Luana Karen, de 9 anos, que conhecia alguns poucos locais visitados, a oportunidade de percorrer os pontos históricos da cidade é a maneira mais divertida de aprender: “muito de nós não temos a chance de visitar esses locais, além disso, podemos conhecer a história de nossa cidade fora da sala de aula”, conta.
De acordo com Sebastiana Fernandes, professora da turma, o circuito histórico também funciona como um complemento do conteúdo que é ensinado aos alunos em sala de aula, fixando-o de maneira efetiva na educação das crianças. “Esta iniciativa tem se mostrado bastante eficiente no aprendizado de nossos alunos. Isso desperta a curiosidade e o senso crítico deles sobre a preservação da cultura histórica de Natal”, enfatiza.