A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), por meio do Departamento de Segurança Alimentar, em parceria com a Empresa de Fomento a Segurança Alimentar e Nutricional do Município (Alimentar), realizam durante esta semana as ações que integram a programação nacional da Semana do Peixe, desenvolvida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura. Nesta quinta-feira (22), o trabalho em conjunto está focado na instalação de um comércio móvel denominado “Caminhão-Feira”, no bairro das Quintas, Zona Leste de Natal, com a venda de peixe a baixo custo para a comunidade.

A ação está sendo desenvolvida para que haja uma comercialização dos pescados a baixo custo e sem atravessadores. De acordo com Nadjaluce de Carvalho, coordenadora do Departamento de Segurança Alimentar da Semtas, os pescados vêem de comunidades rurais voltadas para a aquicultura familiar. “Executar essa ação incentiva a produção de pescados nos assentamentos onde os trabalhos de aqüicultura familiar são desenvolvidos, fomentando a produção de peixe no estado e ajudando as famílias produtoras”, ressalta a coordenadora.

Nesta comercialização a Semtas procurou focar no apoio logístico da ação e no trabalho relativo a questão nutricional. “Estamos executando essa ação em conjunto tomando como diretriz o apoio nutricional, pois o pescado deve ser inserido na alimentação de todos os cidadãos por ser um alimento extremamente nutritivo e importante na obtenção de nutrientes. Com a sua comercialização a baixo custo o acesso é mais fácil para famílias de baixa renda. No caso, o pescado está sendo vendido ao preço de R$ 7,00 o kilo, já tratado”, destaca a coordenadora.

O Caminhão-Feira estará presente ainda nesta semana na comunidade Salinas, zona Norte de Natal, na sexta-feira (23), a partir das 8h00, e no Natal em Ação que acontecerá no sábado, no bairro de Vale Dourado, também na zona Norte.