A equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da comunidade da África, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), está realizando atividades especiais para gestantes. Na última quarta-feira (21), o Grupo de Gestantes do CRAS da África teve uma manhã de lazer no Parque das Dunas, com atividades desenvolvidas por profissional de fisioterapia do Posto de Saúde da comunidade.

“Essa foi a primeira vez que realizamos o passeio ao Parque das Dunas, e o grande objetivo foi o de desenvolver atividades próprias para as futuras mamães. Foram realizados exercícios de respiração e de movimento de músculos voltados para o momento do parto”, afirma Ana Carina Vasconselos, psicóloga do CRAS.

O CRAS da África realiza atividades com o Grupo de Gestante de forma periódica. As gestantes da comunidade se reúnem para participarem de aulas temáticas, como palestras com profissional de enfermagem e com nutricionista, que enfocam nos cuidados sobre saúde e alimentação no período gestacional, reunião sobre a importância da amamentação, visitas às maternidades, assistem vídeos específicos para gestantes de orientação e sobre o parto, dentre outros.

Outra atividade interessante, também realizada no CRAS da África, é a aula de coral, em que as gestantes se aproximam da musicalidade para desenvolverem o afeto na relação com seus bebês. “As mães aprendem no coral canções de ninar. A ideia é envolver a afetividade no cuidado com a criança”, destaca a psicóloga.

As gestantes da Redinha interessadas em participar do Grupo podem comparecer ao CRAS da África, sempre às quartas-feiras, no horário das 8h30, na Rua
Conselheiro Tristão, s/n. (atrás do Rio Doce). O telefone para mais informações é o 3232-8224.