A partir do convênio firmado entre a Prefeitura Municipal do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) e o Projeto Vira Vida, realizado pelo SESI, foi finalizado na manhã desta terça-feira (20) o processo de qualificação prática de 21 jovens participantes do projeto e alunos do Curso de Auxiliar
Administrativo oferecido pelo SENAI.
Estagiários da secretaria no período temporário de 40 dias, o grupo de jovens concluiu mais uma etapa de sua qualificação junto ao mercado de trabalho. De acordo com o coordenador do Projeto Vira Vida em Natal, Gilson de Medeiros Costa, o trabalho desenvolvido pelo SESI, além de priorizar o resgate de vínculos familiares, contempla a inserção de jovens no meio profissional. “Poder oportunizar o acesso desses beneficiados ao mercado de trabalho é de uma imensa importância para sua formação e, além do mais, esse contato direto com o trabalho, por meio da disciplina prática de estágio, irá criar novos horizontes para suas carreiras”, ressalta Gilson.
A experiência profissional realizada na Semtas gerou reconhecimento por parte do profissionalismo demonstrado pelos estagiários, e oportunizou a contratação de duas jovens para integrarem a equipe de funcionários da Secretaria. “É muito gratificante ter essa oportunidade na minha vida. Por meio do trabalho que executei pude
fazer com que minha experiência profissional fosse reconhecida com êxito e esse momento irá abrir portas para minha carreira”, destaca Laíse Kivia do Nascimento, uma das contratadas para o quadro da Semtas.
Para o secretário titular da Semtas, Alcedo Borges esse trabalho em conjunto, entre Prefeitura e SESI, é uma referência nacional no âmbito da qualificação profissional. “Os jovens passarem por esse processo de vínculo empregatício é um avanço em sua qualificação; e essa passagem pelo setor público irá dar uma referência profissional em suas aptidões, para uma inserção posterior no mercado de trabalho”, finaliza o secretário.