Na manhã desta terça-feira,20, cerca de 100 pessoas, entre gestores de Recursos Humanos de Natal e de algumas cidades do interior, estiveram reunidas para o I Fórum de Gestão de Pessoas. O evento foi realizado pela Escola Municipal de Gestão Pública da Prefeitura Municipal do Natal (Egesp), vinculada à Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, Logística e Modernização de Processos (Segelm), no auditório da própria secretaria. Entre os temas discutidos, destaque para responsabilidade social e ética, gestão participativa, processo organizacional, gerenciamento de pessoas e desafios na gestão pública.

"A realização desse primeiro fórum é a mostra de nossa preocupação em manter a valorização do servidor municipal, através de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento de gestão organizacional e de pessoas. Vamos dar continuidade a esse importante trabalho para a melhoria dos serviços administrativos em busca de mais qualidade. Também vamos estabelecer uma rede de contato com os gestores dos municípios para construir novas parcerias", disse Vágner Araújo, titular da Segelm.

O objetivo do evento é sensibilizar os participantes quanto ao processo de educação corporativa no âmbito da Prefeitura da Cidade do Natal, de modo a que possam compreender a importância e os desafios da função de capacitação e desenvolvimento permanentes dos servidores públicos. Também estimular os demais servidores para os benefícios inerentes aos processos de qualificação e desenvolvimento de competências.

O ponto alto do fórum foi a participação do renomado professor Ruy Mattos que proferiu a palestra “Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública - Desafios, Compromissos e Benefícios”. Ele é psicólogo, mestre em ciência política e autor de vários artigos e livros na área de desenvolvimento de pessoas. É também diretor da Emco - Educação Corporativa e consultor professor de instituições como o Sebrae, a Enap e a Uniceb.

"Perceber a importância dos gestores de pessoas como promotores e incentivadores da excelência do serviço público é fundamental para se criar um estado de excelência com ênfase no melhor atendimento ao cidadão. A preocupação com a educação coorporativa, deve ser uma ação permanente como instrumento de implementação das políticas públicas nos municípios", destacou o professor Ruy.

Egesp

A Egesp foi criada pelo Decreto nº 8630 de 02 de janeiro de 2009, com a finalidade de valorizar, profissionalizar e formar servidores municipais. A gestão da escola é exercida pela Segelm, a quem compete planejar, definir e executar as políticas de capacitação de pessoal, além de promover a valorização do servidor público através da qualificação continuada, visando a gestão pública de qualidade.