“Trânsito seguro, um compromisso com a vida”. É este o tema da campanha Nacional de Trânsito de Natal, aberta oficialmente na tarde desta segunda-feira,19, no Auditório do Serviço Social do Comércio (Sesc) da Cidade Alta. De acordo com a prefeita do Natal, Micarla de Sousa, que compareceu ao evento, serão desenvolvidas diversas atividades até o dia 24 de setembro, em toda cidade.

Dentro da programação está previsto a realização de ações educativas em faixas de pedestres, palestras, gincanas, simulação de corredores exclusivos para ônibus e blitz de conscientização em bares, com destaque para aplicação da multa moral, aplicada de forma educativa aos motoristas que estacionarem em vagas destinadas às pessoas portadoras de necessidades especiais.

“O grande foco destas ações será a educação para o trânsito, principalmente voltadas para as crianças e os jovens, que são nossos futuros condutores e pedestres”, disse a prefeita Micarla de Sousa.

A chefe do executivo municipal natalense lembrou ainda que, além do trabalho de educação para o trânsito, Natal será beneficiada com diversas obras que mudarão a realidade da mobilidade urbana e viária da cidade, com investimentos de R$ 338 milhões, fruto da Escola de Natal como sede da Copa do Mundo de futebol em 2014 e que contribuirão para melhoria da qualidade do trânsito na cidade. “Serão obras que beneficiarão a Capital Potiguar, nos próximos 25 anos, pelo menos”, resumiu.

A secretária municipal de Mobilidade Urbana, Elizabeth Thé, também enfatizou que a educação será o grande foco das atividades da campanha. “Principalmente com relação a conscientização da população, para que busque seguir as leis de trânsito e assim evite problemas mais graves”, ressaltou a titular da Semob.

Palestra
Durante o lançamento da Semana Nacional de Trânsito em Natal, o casal Marcelo Moura e Andréa Almoedo, pais do jovem Allan Almoedo Moura, morto em um acidente de trânsito no dia 27 de fevereiro deste ano –  na Avenida Hermes da Fonseca, aqui em Natal –  proferiram uma palestra, falando da dor da perda do filho e também da campanha que desencadeou a partir de então, objetivando a conscientização principalmente dos jovens, através da Campanha “Trânsito na paz”.

De acordo com o pai Marcelo Moura, seu filho tinha sido aprovado há pouco tempo no vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), para o curso de Direito e era um bom filho. “Para diminuir a dor pela perda do nosso filho, resolvemos organizar a campanha com o objetivo de conscientizar a todos, principalmente os jovens, para que busquem a paz no trânsito e assim evitem acidentes e por conseqüência, a morte de pessoas inocentes como nosso filho”, disse o pai Marcelo Moura durante sua palestra.

Compareceram à solenidade a secretária Municipal de Saúde (SMS), o vereador Ney Lopes Júnior, representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), de conselhos comunitários da cidade, da Polícia Militar, integrantes dos Bombeiros Mirins, além de estudantes de escolas particulares e municipais, entre as quais as escolas municipais Ferreira Itajubá e Amadeu Araújo, além de um grupo da Associação Rio-grandense Pró Idosos (Arpi).

Durante todo o evento, a equipe de Educação Para o Trânsito da Semob apresentou teatro de bonecos e atores sobre as formas corretas de seguir as regras de trânsito.

Semana Nacional do Trânsito em Natal – 19 a 24 de setembro de 2011
Segunda-feira 19 de setembro de 2011:
15h – Abertura da Semana Nacional de Trânsito
Local: Auditório do Sesc

Terça-feira – 20 de setembro de 2011
8h às 11h – Ações educativas nas faixas de pedestres e a estacionamentos com a aplicação da Multa Moral
Local: Midway Mall

Quarta-feira – 21 de setembro de 2011
08h às 12h – Gincana de Trânsito entre escolas – alunos do 5º ano
Local: Faculdade Câmara Cascudo
14h às 18h – Gincana de Trânsito entre escolas – alunos do 9º ano
Local: Faculdades Câmara Cascudo