A Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME) participou na tarde desta segunda-feira, 19, de uma audiência pública com o tema “A importância da parceria família e escola”, realizada no Centro de Educação Profissional Jessé Freire. A SME foi representada pela chefe do Setor de Planejamento e Avaliação do Ensino Fundamental, Merise Maria Maciel.

A audiência aconteceu como parte da 1ª Semana Estadual de Mobilização Social pela Educação, aprovada pelo Governo do Estado em junho deste ano, e foi presidida pela deputada estadual Gesane Marinho.

De acordo com a professora Merise Maciel, ainda é pequena a participação dos pais no ambiente escolar, embora isso venha se modificando ao longo do tempo, depois que a Prefeitura Municipal de Natal, instituiu em todas as unidades de ensino o Conselho Escolar. “Os pais gradativamente estão começando a participarem com mais freqüência do universo escolar. Não é o ideal, mas estamos trabalhando para ampliar e aumentar esta participação”, disse.
A representante da SME citou durante a audiência pública, o exemplo da Escola Municipal Professora Emília Ramos, localizada na Rua Solange Nunes Nascimento, s/n Cidade Nova, que promove com freqüência uma série de oficinas para os pais, com o objetivo de que eles possam vivenciar o cotidiano dos filhos em sala de aula. “É uma experiência exitosa que pretendemos ampliar para outras unidades”, destacou.
Participaram também da audiência o promotor da Educação, Raimundo Sílvio, a secretária estadual de educação, Bethânia Leite Ramalho, o consultor do Ministério da Educação, Paulo Ronaldo, e a presidente do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), Cláudia Santa Rosa.
A Semana será encerrada com a entrega ao Governo do Estado da Carta da Mobilização Social pela Educação, documento que deverá conter informações sobre o balanço das atividades do período. O ato será realizado no Centro Administrativo.