O maestro João Roberto Silva recebeu a ajuda especial do aluno Danilo Freitas do 5º ano da Escola Municipal Juvenal Lamartine na regência da Banda Sinfônica do Natal. Os bailarinos do Balé da Cidade do Natal também contaram com a participação de alunos para realizar as apresentações de dança. A interação entre músicos e bailarinos aconteceu na manhã desta quinta-feira (1º), durante a realização do Concerto Didático da Banda Sinfônica da Cidade do Natal, dentro das ações do projeto "Cultura na Escola".
Cultura na Escola, promovido pela Prefeitura do Natal, por meio da Capitania das Artes, é um projeto de incentivo aos alunos da escola municipal de Natal, o aprendizado da criação dos instrumentos musicais e as danças populares por meio da Banda Sinfônica da Cidade do Natal e do Balé da Cidade do Natal. Esta foi a 6ª edição do projeto, que foi prestigiada pelo secretário municipal de Educação, Walter Fonsêca, pela secretária municipal da Mulher, Rosy de Sousa e pelo presidente da Funcarte, Roberto Lima.
“Projetos como esses são importantes para que a qualidade da educação avance e a Prefeitura tem trabalhado para garantir uma boa educação como essa a todos”, avaliou o secretário de Educação, Walter Fonseca.
Os concertos didáticos da Banda Sinfônica da Cidade do Natal estão sendo realizados desde o mês de março deste ano, e acontece toda última quinta-feira de cada mês, em uma escola da rede municipal, e tem como objetivo despertar nas crianças o interesse pela música. Durante as apresentações os alunos têm a oportunidade de conhecer um pouco de cada um dos instrumentos que compõe a banda.
O aluno Danilo Freitas ficou encantado com a oportunidade de reger a Banda junto com o maestro. “É muito legal ficar na frente dos músicos comandando tudo. A musica também é muito boa de ouvir”, falou o estudante.
BANDA SINFÔNICA
Fundada no ano de 1982, a banda tem como finalidade apresentar concertos educativos, oficiais e populares, divulgando a música erudita e popular de todos os povos. O atual regente é formado em Música pela Universidade Federal da Paraíba, foi músico fundador da Orquestra Filarmônica Norte Nordeste e participou de cursos de regência e composição com os maestros Eleazar de Carvalho, Ailton Escobar, Isaac Karabichevisk, Marlos Nobre.