A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) está desenvolvendo durante esta semana, de 28 de agosto a 03 de setembro, atividades inseridas no programa Natal em Ação promovido pela Prefeitura do Natal no bairro das Rocas, zona leste da capital. A Semurb vem realizando ações nas áreas de fiscalização, educação ambiental e também apresentando os projetos desenvolvidos pela secretaria à população do bairro.
A equipe de Educação Ambiental está atuando por meio de palestras educativas, exibição de vídeos sobre boas práticas ambientais e apresentação do teatro de mamulengos abordando reciclagem do lixo. O público alvo são os alunos da Escola Municipal Henrique Castriciano e da Escola Estadual Izabel Gondim, ambos situados no bairro das Rocas.
O bairro foi contemplado ainda com ações de fiscalização urbanística e ambiental. De acordo com o supervisor de fiscalização ambiental, Leonardo Almeida, que esteve no local fazendo um diagnóstico e identificou problemas relativos a ligações clandestinas de esgoto e água servida jogada em via pública. “Ouvimos junto à população reclamações a respeito de problemas como o acúmulo de água frequente entre o Hospital dos Pescadores e o canto do mangue, o que provoca o desgaste do pavimento”, relata.
Segundo Leonardo, as águas que descem pela rua São João de Deus e Irmã Vitória Regia desaguam para o sistema de drenagem de águas pluviais, desembocando e poluindo as margens do rio Potengi. O fiscal também relata a presença de ligações clandestinas provenientes de residências e do comércio do local. Segundo ele, cada morador será notificado, alertado para os riscos ambientais e problemas de saúde que esta atitude dele pode causar. A intenção é que cada um promova as adequações e resolva os problemas ali instalados.
A equipe do Setor de Documentação e Disseminação de Informação da Semurb está promovendo palestras para os alunos das duas escolas públicas do bairro. De 31 de agosto a 02 de setembro, serão ministradaa palestras sobre a história da cidade de Natal para os alunos do 4º e do 5º ano da Escola Municipal Henrique Castriciano. Amanhã haverá, na mesma escola, um encontro com os professores para mostrar como as publicações elaboradas pela secretaria podem ser utilizadas em sala de aula. No dia 02 será realizado um passeio educativo com alunos e professores pelos monumentos históricos da cidade.