O Projeto Cuidando de Quem Cuida, que desenvolve em Natal atividades especiais voltadas para usuários da rede municipal de saúde portadores de Alzheimer conquistou a atenção de espectadores e especialistas em outras partes do Brasil. A experiência virou tema de um trabalho que será apresentado até sexta-feira (27), durante o VII Congresso Brasileiro de Alzheimer no Pará.

Arteterapia com Cuidadores Familiares de Pessoas com Alzheimer; Relato de Experiência; Educação, Saúde e Cidadania no Contexto da Formação em Saúde; e Reflexões Sobre Extensão Universitária e Doença de Alzheimer – DA, são os trabalhos selecionados que serão apresentados em pôsteres no congresso, com autorias da coordenadora do Grupo Cuidando de Quem Cuida, e dos cuidadores da Unidade Básica de Saúde de Candelária, João Bosco Filho; Elizabete da Silva Câmara; Raphael Raniere de Oliveira Costa e Jéssica de Melo Fernandes Gonçalves.

Os trabalhos revelaram qualidade, relevância e atendeu aos critérios estabelecidos por essa Comissão, revelou a coordenadora do Grupo Cuidando de Cuida da Unidade Básica de Saúde de Candelária da SMS, Natal, Maria Betânia Maciel.

A Coordenadora do Grupo Cuidando de Quem Cuida, Maria Betânia Maciel da Silva, também apresentará trabalho selecionado, no VI Congresso Brasileiro de Terapia Comunitária Integrativa, III Encontro Internacional de Terapia Comunitária Integrativa e II Encontro em Pesquisa de Terapia Comunitária Integrativa, que acontece entre os dias 01 e 03 de setembro, em Santos /SP.

“A Roda de Conversa: Um Espaço de Partilha e Escuta Cuidadosa para os Familiares de Pessoas com Alzheimer”, um trabalho na modalidade Mesa Redonda, eixo VI, é de autoria de Maria Betânia Maciel da Silva de Elizabete da Silva Câmara, Raphael Raniere de Oliveira Costa, João Bosco Filho e Jessica de Melo Fernandes Gonçalves.

Cuidando de Quem Cuida é um grupo que acolhe familiares que lidam com a com doença de Alzheimer, Parkinson e outras demências na sua família. Funciona na Unidade Básica de Saúde de Candelária, localizada na Rua Barão do Açu, S/N.

“Estamos muito felizes por ter nossos trabalhos desenvolvidos na Unidade de Saúde de Candelária, selecionados para congressos de cidades de fora do nosso estado, sendo reconhecidos e considerados como criativos de qualidade e mobilizadores”, declarou a coordenadora, Betânia Maciel.