Mais dois postos de combustíveis de Natal receberam o Selo Verde, que oficializa a etapa final do projeto de regularização e adequação ambiental desses estabelecimentos. A entrega foi feita na manhã desta quarta-feira, 24 de agosto, por representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Ministério Público (MP) e UFRN aos proprietários dos Postos São Luiz I e IV, localizados respectivamente nas Avenidas Salgado Filho e Prudente de Morais. Até agora sete postos já receberam o Selo.

O selo verde é o resultado do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Semurb, MP e os proprietários de postos para promover as adequações necessárias e minimizar os danos ambientais causados por esta atividade na cidade. Portanto, agora, o posto que estiver dentro das normas vai receber um selo de posto ecologicamente correto.

De acordo com o proprietário de um dos postos, Luzardo Flor, adquirir o Selo Verde é uma vitória não só para ele, mas para a cidade. “Essa entrega marca um momento importante depois de todo o trabalho que foi feito no Posto, com a instalação de tanques ecológicos, que possuem uma parede dupla de proteção e um sistema de controle de vazamentos”, explica.

Além disso, os postos precisam cumprir todas as normas de segurança pertinentes, a Resolução CONAMA 273/2000 e outras 10 normas técnicas expedidas pela ABNT. Ainda segundo Luzardo Flor, “os funcionários também passaram por curso de conscientização e todo o lixo produzido pelo estabelecimento, como filtros, duchas e vasilhas de óleo agora tem o destino adequado, bem como os efluentes produzidos pelo lavajato”, acrescenta.

Outros postos de combustíveis e Natal ainda estão em fase de implantação das modificações. O objetivo é evitar os vazamentos de gasolina e óleos lubrificantes no lençol freático que prejudica o meio ambiente e a saúde da população.