A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do projeto Viva a vida com Mais Saúde, está realizando a capacitação de profissionais de saúde que trabalham em 32 unidades da rede municipal atendendo usuários portadores de doenças crônicas. A idéia é atualizar as equipes para que possam garantir um atendimento cada vez melhor aos pacientes, promovendo melhor qualidade de vida a todos.

Na última semana, a capacitação foi ministrada pelo especialista em recuperação cardíaca do Instituto do Coração (INCOR), Francisco Carlos, também professor e coordenador técnico do Projeto Viva a Vida Com Mais Saúde, que destacou a importância de capacitações como esta para profissionais de saúde. “A importância é passar aos professores de educação física e profissionais da saúde em geral que estão lidando com o projeto uma condição maior nesta área de grupos especiais,” destacou Francisco Carlos.

A técnica de enfermagem da Unidade de Saúde de Soledade I, Francisca Barbalho, que esteve presente na capacitação, aprovou o treinamento. “É muito bom estar aqui, aprendendo coisas novas sobre qualidade de vida. Isso só vem acrescentar na hora que profissionais como eu estivermos trabalhando. Assim realizaremos nosso serviço com mais segurança e conhecimento”.

Vários temas são discutidos durante a capacitação, entre eles exercício físico e saúde/conceitos ajustes e prescrição, envelhecimento populacional, fatores de risco para DVC, sobrepeso e obesidade, estresse, diabetes, hipertensão, osteoporose, reumatismo, nutrição, transtornos mentais, entre outros temas.

As aulas do projeto acontecem duas vezes por semana, sempre das 6h às 7h, e são realizadas no próprio espaço das unidades de saúde, como também em ginásios de escolas municipais dos bairros contemplados. Cada turma é composta por 30 pacientes.