Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) e a Faculdade Estácio de Sá – Unidade Câmara Cascudo de Natal, localizada na av. Alexandrino de Alencar, no Alecrim, está beneficiando 106 alunos com cursos gratuitos de qualificação profissional nas áreas de Marketing e Vendas (26 alunos), Operador de Micro (24 alunos), Espanhol (28 alunos) e Inglês (28 alunos).

Cada curso tem carga horária de 160 horas, distribuídas em 40 dias letivos, sendo oferecidos no turno vespertino, no horário entre 13h30 e 17h30. As aulas transcorrem até o próximo dia 28 de setembro.

“A qualificação profissional da população natalense, principalmente a mais jovem, é uma das mais importantes metas de nossa gestão. Dessa forma, essas pessoas estarão mais preparadas para o mercado de trabalho e também para as oportunidades que surgirão com a realização da Copa do Mundo de Futebol de 2014”, destaca o titular da Semtas, Alcedo Borges.

O titular da Semtas informou ainda que a Semtas e a Estácio de Sá estão oferecendo suas estruturas, seja com equipe profissional ou espaço físico. “Oferecemos os instrutores e todo o material didático para o melhor aprendizado", afirma o secretário. Para a realização das aulas, a Estácio de Sá oferece o espaço físico com quatro salas de aula, além das demais dependências que podem ser utilizadas pelos alunos.

De acordo com Fernanda Faustino, pedagoga da Semtas que está acompanhando os cursos, a qualificação está sendo muito positiva. “Estamos com três semanas de aulas e os alunos já estão passando por processos de avaliação. As turmas estão muito interessadas, inclusive a do curso de Marketing e Vendas irá realizar uma pesquisa de mercado em shoppings da cidade. No dia 9 de setembro, todas as turmas terão aula de campo sobre educação ambiental no Barco-Escola Chama Maré no Rio Potengi”, declara a pedagoga.

O curso está sendo uma grande oportunidade para Michelle Jaqueline de Oliveira, que ficou desempregada em abril e procurou o Centro Público (Semtas) para se qualificar. “Foi quando me informaram do curso de operador de micro. Resolvi fazer para me atualizar e ampliar o leque de oportunidades de empregos, porque eu nunca podia concorrer a vagas que exigiam o uso do computador. O curso está sendo ótimo. Tenho um computador só pra mim na sala de aula e já aprendi a usá-lo. Abro pastas, escrevo textos e faço pesquisas”, declara a aluna.

Saiba mais sobre os cursos:

Os cursos tiveram início no dia 1º de agosto com aula inaugural que contou com a presença da Prefeita do Natal, Micarla de Sousa. Os cursos são gratuitos e abertos para maiores de 18 anos. A oferta dos cursos fez parte das comemorações pelo centenário do bairro do Alecrim, que será celebrado em outubro deste ano.