A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), inicia nesta segunda-feira (22) o Curso de “Capacitação para Entrevistadores dos Novos Formulários do Cadastro Único para Programas Sociais”, a ser realizada no Hotel Praiamar & Convention, em Ponta Negra, com duração de 5 dias, terá seu encerramento no dia 26, sexta-feira.
Durante esse período (de 22 a 26 de agosto), os serviços de atendimentos realizados pelo Programa Bolsa Família em Natal estarão suspensos, tanto nos prédios do Bolsa Família e Cadastro Único, que funcionam nas Quintas, na Av. Bernardo Vieira, 570 e Igapó, Rua Pacatuba, 252, além das unidades descentralizadas, como nos Centros de Referência da Assistência Social e núcleos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.

A capacitação tem o objetivo de atualizar os profissionais que executam os serviços do Bolsa Família e Cadastro único no Município a se qualificarem com a versão 7 do aplicativo utilizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, a versão mais atualizada do sistema de dados.“Com essa atualização no sistema operacional do aplicativo será possível cadastrar, também, perfis de usuários do Cadastro Único que não podiam ser inclusos em versões anteriores do sistema, como moradores de rua e quilombolas, ampliando, assim, o número de beneficiários pelos serviços socioassistenciais oferecidos pelo MDS e executados, em Natal, pela Semtas”, explica Káthia Correia, Coordenadora do Bolsa Família no Município.

Essa é uma primeira etapa da capacitação, instruída por profissionais do MDS, a segunda etapa tem previsão para acontecer em setembro e será oferecida pela Caixa Econômica Federal. “Essa capacitação é de suma importância para o Cadastro Único do município pois irá qualificar os trabalhos realizados pelos funcionários, melhorando também o atendimento ao usuário”, ressalta Káthia.