Uma manhã para recordar a Natal de Ontem e comparar com o hoje. Este foi o foco da palestra ministrada pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) ao grupo de Idosos do bairro de Guarapes. A atividade faz parte do projeto Natal em Ação da Prefeitura do Natal, que realiza ações conjuntas buscando levar serviços e cidadania as comunidades.

A atividade foi realizada nesta quinta-feira, 18 de agosto, a um grupo de trinta idosos, no Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) do bairro. Todo grupo ficou muito atento aos slides exibidos, que mostravam imagens antigas de Natal e atuais do mesmo local. Segundo a tecnóloga ambiental da Semurb, Janaina Costa, o objetivo é trabalhar o conceito de história nestas pessoas que tem muito a dar, revela.

Para Maria Alexandre Fidelis, 66 anos, que mora no bairro há 17 anos, considera que a apresentação e “Natal Ontem e Hoje” foi interessante e válida. “A gente olhando a cidade de antigamente era muito feia, hoje é muito mais bonita”, revela. Ressalta que esta iniciativa da Prefeitura é muito boa, pois leva muitos serviços ao mesmo tempo para a comunidade.

Resgatar a autoestima do idoso tem sido um dos objetivos do grupo que trabalha no CRAS do Guarapes. A pedagoga Antônia Corina da Conceição, enfatiza que os idosos se identificaram com as imagens antigas e relembraram o seu tempo de infância, diz ela. Segundo ela as impressões foram as melhores, todos gostaram. “Gostamos tanto, que vamos agendar para o grupo fazer o percurso do circuito histórico de Natal com o pessoal da Semurb”, completa.