Médicos, enfermeiros, dentistas, agentes de saúde, entre outros profissionais que compõem a equipe de Estratégia de Saúde da Família da Unidade do Km 6, participaram nesta quinta-feira (11) da I Oficina de Humanização de Acolhimento, promovida pelo Núcleo de Apóio a Saúde da Família (NASF) do Distrito Sanitário Oeste.

O objetivo é capacitar os profissionais da Atenção Básica de Saúde de Natal sobre questões sobre abordagem, orientação e atendimento ao paciente, além de discussões de estratégias para a melhoria do trabalho em equipe, para um maior compromisso de resposta às necessidades dos cidadãos que procuram os serviços de saúde.
As oficinas aconteceram no auditório do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi ) da Av. Capitão Mor goveia, e reuniram mais de 32 servidores, que foram divididos em grupos, para a realização de dinâmicas e rodas de conversas.

“Essa prática há muito tempo não era realizada e é fundamental a conscientização da importância da humanização e o acolhimento para o desenvolvimento do trabalho realizado por todos da unidade”, comentou a diretora da unidade de saúde do Km 6, Socorro Torres.

“Esse debates estão sendo importantíssimo, pois qualifica o funcionário para atender os usuários de maneira adequada. E, a partir do momento que a Secretaria Municipal de Saúde abre espaço para qualificar os funcionários das unidades, conseguimos aprender a lidar com os problemas de rotinas de um centro de saúde, pois quando se leva educação e aprendizado aos funcionários eles com certeza irão trabalhar melhor” destacou o agente de saúde Keginaldo Torres.

O Acolhimento é uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH), que não tem local nem hora certa para acontecer, nem um profissional específico para fazê-lo: faz parte de todos os encontros do serviço de saúde. É uma postura ética que implica na escuta do usuário em suas queixas, no reconhecimento do seu protagonismo no processo de saúde e adoecimento, e na responsabilização pela resolução, com ativação de redes de compartilhamento de saberes.