A Prefeitura de Natal, por meio da Companhia de Serviços Urbanos (Urbana) apresenta nesta quarta-feira, 10/08, a partir das 09h00, a retomada da Coleta Seletiva na Cidade Satélite, Pitimbú e Conjunto dos Bancários.

O retorno da coleta seletiva na capital foi iniciado pela região sul e se estenderá para as quatro regiões da cidade.

O objetivo da Urbana é ampliar a quantidade de material reciclável coletado, para o desenvolvimento sustentável do município e valorização do profissional catador que realiza a coleta porta a porta.

Antes de retomar a coleta no Satélite, a Urbana fez um diagnóstico das ruas para traçar a rota dos caminhões e realizou um trabalho de conscientização dos moradores. Equipes de educação ambiental percorreram dezenas de ruas do bairro orientando a população sobre as formas simples de separação de materiais recicláveis e o benefício dessa prática para o meio ambiente.

“É fundamental a parceria da população não só na retomada da coleta, mas na mudança de hábitos quanto ao descarte do lixo. A partir disso conseguiremos aumentar a quantidade de material reciclável em toda a cidade”, afirmou Heverthon Rocha, Gerente de Meio Ambiente da Urbana.

O retorno do programa tornou-se possível a partir da iniciativa do Executivo Municipal, por meio Urbana, de contratar diretamente as cooperativas de catadores para realizar o trabalho.

O evento de apresentação da coleta seletiva no Satélite acontecerá a partir das 09h00, na sede do Conselho Comunitário do Satélite (CONSITEL), localizada na Rua Jandaia, próximo à Igreja Católica. Estarão presentes diretores da Urbana, representantes das cooperativas de materiais recicláveis e Ongs parceiras.